segunda-feira, 6 de maio de 2013

Frases de partida...

A proposta de trabalho que foi feita aos alunos da turma 1 do 9º ano, com currículos alternativos, consistiu em escrever um texto a partir de uma dada frase, que se apresenta sublinhada a negrito. Mostra-se aqui o trabalho que obteve a melhor avaliação por parte do júri:



Tenho que desabafar com o meu diário, contar-lhe tudo o que se está a passar comigo, contar-lhe todos aqueles pensamentos e sentimentos. Então, peguei-lhe e abri-o com todo o cuidado e comecei a escrever-lhe da maneira mais amável do mundo (…)

 “Querido diário, sei que ultimamente não tenho escrito muito, mas o tempo tem sido pouco e o trabalho demasiado. Nem sei por onde começar, nem mesmo sei o que te dizer, já se passou praticamente um mês que vim embora de Portugal e as saudades estão a matar-me. Todos os dias choro por não ter a minha família por perto, o meu namorado e todos os meus amigos. Desde que cheguei, ainda não tive tempo para falar com eles, nem mesmo tempo para conhecer o país. As pessoas são estranhas e nem a minha língua entendem, muito menos eu a delas.
O país onde estou é enorme, mas a cidade em que me localizo, neste momento, é pequena demais e todos conhecem a vida uns dos outros. Quero voltar, preciso de voltar, pois a vida aqui não está a dar para aguentar, preciso de sentir que tudo aquilo que é meu, está nas minhas mãos novamente.
Apenas tudo o que mais quero é voltar, tudo isso e mais nada.”
 Bem, neste momento, fechei o diário e uma lágrima caiu sobre o meu rosto e neste momento sinto que todo aquele peso, o coração apertado acalmou-se momentaneamente. Já sentia falta do meu diário, de sentir a minha pele tocar sobre aquela folha de papel e sentir os meus dedos moverem aquela caneta.
Neste momento, o que me resta é fechar os olhos e tentar adormecer, pois amanhã é dia de trabalho.

Boa noite.

                                                                              Marisa Carvalho e Emily Rosa


Sem comentários: