quarta-feira, 5 de novembro de 2025

O Céu é Infinito - Um encontro com a autora e a leitura

A escritora Júlia Silveira esteve nas escolas do Vale Grande e da Paiã,  para apresentar aos alunos do 3º e 4º anos o  seu  livro ,"O Céu é Infinito".  Foram três sessões muito animadas, em que os alunos fizeram e responderam a questões e a autora lançou um desafio de escrita subordinado ao tema principal do livro: o sonho e o caminho para a sua concretização.





quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Arte, Paz e Cidadania - um projeto de poesia japonesa


 Hoje, tivemos connosco o Professor David Rodrigues para nos conduzir nos caminhos da poesia "haiku".

Os alunos das turmas 11º 4 e 11º 3B foram convidados a escrever poemas, partilhados depois em voz alta e que serão objeto de uma publicação ilustrada, no âmbito de uma articulação estabelecida com a disciplina de Desenho.





terça-feira, 21 de outubro de 2025

10 minutos a Ler

Os alunos podem escolher um livro para leitura individual e recreativa, na sala de aula ou na biblioteca, entre os que estão expostos nesta mostra, ou procurar nas estantes. Alguns preferem trazer os seus próprios livros para esta atividade promovida pela biblioteca.



sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Agustina Bessa-Luís - Autora do Mês de Outubro

 

Agustina Bessa-Luís é a autora que escolhemos para este mês de outubro. Profunda admiradora da obra de Camilo Castelo Branco, a autora pode ser considerada uma lídima representante do neo-romantismo e as suas obras são enquadradas num cenário cuja localização espacial se confunde com a das suas origens, Entre Douro e Minho. Notabilizou-se muito cedo com a escrita de "A Sibila" (1954) que se manteve uma referência no seu vasto e rico percurso literário.



sábado, 27 de setembro de 2025

Dia Europeu das Línguas (DEL)

O lema do DEL escolhido para 2025 é «Línguas: a tua ponte para o futuro». Os alunos realizaram trabalhos nas aulas de francês, inglês e português, incluindo toda a diversidade linguística que caracteriza cada uma  das turmas do AEBF.




quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Formar para a Informação

Neste início de ano letivo, todas as turmas do 8º ano vão passar pela biblioteca para uma sessão de formação de utilizadores da BE que inclui uma abordagem dos recursos existentes e de algumas regras para a sua utilização.





quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Autor do Mês - setembro 2025

 Mário de Carvalho é o autor que  escolhemos para este mês de setembro, que marca o arranque de mais um ano letivo: novos encontros, renovadas esperanças, sobretudo para os mais jovens que iniciam, ou retomam, na escola, um percurso de aprendizagem e de descobertas.




quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Literatura e cultura moçambicana

 


Este romance de Paulina Chiziane apresenta-se como um mosaico colorido e de formas diferenciadas, à semelhança dos diferentes grupos étnicos de Moçambique.

Centrando-se no tema da poligamia, a autora vai revelando as nuances culturais da sua terra e fá-lo com graça, coerência e sem preconceitos, incorporando cada uma das mulheres a que dá voz.  

A figura que se evidencia é a protagonista da história, a esposa legítima do “polígamo”, Rami, que se lança no encalce das suas adversárias: Saly, Mauá, Ju, Lu …, mulheres do norte e do sul, mais livres ou mais submissas, que nos são reveladas com desassombro e curiosidade.

 O desenrolar da trama tem um propósito muito claro, mas que se vai desenhando de forma pouco linear, com avanços e recuos, que constituem patamares de reflexão e questionamento sobre o sentido da preservação dos costumes/tradição que representam uma clara violação dos direitos humanos, no geral, e dos direitos da mulher, em particular.

O olhar da autora reflete a fusão  entre a cultura do seu contexto original e a vivência política e cultural a que esteve sujeita. (F.P.)

sábado, 30 de agosto de 2025

Circe - uma viagem pelo mundo dos mitos homéricos


A leitura de “Circe” representou um desafio que encarei com um  misto de curiosidade e ceticismo. Curiosidade em descobrir mais sobre a história desta figura mitológica, apresentada e representada com grande mestria, quer no campo literário, quer no domínio artístico, por uma aluna, no passado ano letivo. O ceticismo  prendia-se  sobretudo à complexidade da trama de relações que ligam as personagens desta obra: os deuses, heróis e outros seres mitológicos que ganham vida através das palavras da escritora. A leitura de “Circe” não defraudou as minhas expectativas ao nível da informação rigorosa e do encadeamento de factos e ações, direi mesmo que as ultrapassou, em matéria de análise de características e ações das personagens, conferindo-lhes uma consistência tal que ganham contornos de intemporalidade.

Sem se desviar do contexto histórico, a autora usa as suas personagens para analisar e promover a reflexão sobre questões essenciais, como a qualidade da natureza humana e dos valores que nos movem.

A finitude da vida humana versus a imortalidade das divindades é outro tópico de análise que perpassa a narrativa de ”Circe”, ela própria uma materialização dessa dicotomia: humano / imortal.

Ler “Circe” significa também uma viagem ao mundo fantasioso da mitologia clássica com uma multiplicidade de figuras interligadas por uma ordem e um sentido únicos, que somos convidados a conhecer. (F. P.)

segunda-feira, 23 de junho de 2025

O que leem os adolescentes...

Centenas de adolescentes, sózinhos ou acompanhados com adultos, esperaram pacientemente numa  longa fila para abter um autógrafo da autora dos livros do momento: Maidy Lacerda (pseud. de Yara), uma jovem brasileira de 28 anos que tem  cativado esta faixa etária com a sua forma de comunicar, qual estrela de um firmamento onde só alguns conseguem brilhar.




Feira do Livro de Lisboa


É um caso de sucesso, esta Feira do Livro que conta já 95 anos de existência!
Frequentadora regular, amante de leitura e de livros por excelência, é com muita satisfação que tenho observado a expansão deste acontecimento que anima a capital no mês de junho, o seu mês por excelência e, curiosamente, o meu também.
Mesmo quando desejaria ter menos pessoas à minha volta, disputando um espaço que se estende (mas não se alarga) pelo monumental Parque Eduardo VII, não deixo de me sentir contente pelo sucesso da iniciativa, incrementada com múltiplas artes e divertimentos,sem beliscar o protagonismo do Livro.





segunda-feira, 2 de junho de 2025

O caminho dos livros: "Oamante de Lady Chaterlley

 

O livro de D. H. Lawrence prendeu a atenção das alunas do 12º 6, Érica e Luana, depois de vencida a dificuldade inicial para "entrar " na narrativa. O retrato social da Inglaterra pós I Guerra Mundial, desafiada a ultrapassar o conservadorismo característico da monarquia, em nome dos valores  emergentes, próprios de uma nova ordem social, que se impôs na década de 1920, constitui o pano de fundo do romance, onde se destacam as figuras femininas que se impõem pela sua força transgressora de regras e tabus fortemente enraizados.



domingo, 25 de maio de 2025

A IA e os estereótipos : reprogramar sem rótulos

 




No dia 23 de maio, os alunos das turmas 5 e 6 do 8º ano, orientados pela professora de português e com o apoio da biblioteca, realizaram um debate em formato de mesa redonda subordinado ao tema "A IA e os estereótipos..." , distribuindo entre si os papéis a desempenhar (moderadores; oradores:; secretários...) e investigando sobre o tema para prepararem argumentos sólidos, necessários para a construção de uma verdade. A sua prestação foi muito boa e a sessão decorreu com tranquilidade mas de forma bastante animada. 




quarta-feira, 14 de maio de 2025

Reprogramar : sem rótulos

Os  alunos das turmas 5 e 6 do 8º ano desenvolveram trabalhos no âmbito da iniciativa 7 Dias com os Media, cujo tema era: "IA, eu Penso". Refletiram sobre o efeito dos algoritmos na consolidação de estereotipos relacionados com as profissões, o sexo, a cultura, o racismo..., preparando os conteúdos de uma mesa redonda a realizar com a participação de ambas as turmas.



A Guerra Colonial no contexto da Guerra Fria

No dia 9 de maio recebemos o Professor Doutor Pedro Aires de Oliveira para uma palestra organizada pela Profª Natacha Coelho com as turmas 4 e 5 do 12º ano, cujo tema era a Guerra Colonial Portuguesa, remetendo para o contexto internacional, por um lado, e por outro,  para o 25 de Abril de 1974: motivações, aspetos políticos, figuras de destaque...

Os alunos escutaram e participaram de forma interessada, colocando questões pertinentes. 


domingo, 30 de março de 2025

CLE - entrega de prémios

 

Os alunos vencedores do Concurso de Leitura Expressiva em inglês, francês e português,  receberam os seus prémios e certificados de participação, no dia 27 de março. 




sábado, 22 de março de 2025

"Porque escolhi Viver" em O caminho dos Livros

Emily, aluna da turma 6 do 12º ano, partilhou, com os colegas do 11º 5, a sua leitura favorita: um livro autobiográfico da autoria da jovem norte-coreana, Yeonmi Park

«Sinto-me grata por duas coisas: por ter nascido na Coreia do Norte e por ter fugido da Coreia do Norte.» ,palavras da autora,  que nos conta a sua experiência de vida, quando enfrentou o regime repressivo norte coreano em nome de um Bem Maior, a sua Vida.


Sobre esta narrativa diz-nos José Luís Peixoto:

«A milhares de quilómetros da realidade que aqui se descreve, percebemos página a página que a falta de liberdade e a injustiça nos dizem sempre respeito. É através da coragem de vozes como a de Yeonmi Park que temos oportunidade de conhecer as histórias que povoam o quotidiano da Coreia do Norte. E é tão importante que o mundo saiba.»

domingo, 9 de março de 2025

Autor do Mês _ Março 2025

 


Natália Correia é a autora escolhida para este mês de março, mês da Mulher e da Poesia.

sexta-feira, 7 de março de 2025

"Os Maias", em campanha de Miúdos a Votos


 Há já alguns anos que a campanha de Miúdos a Votos apresenta como candidato este livro que é um clássico da Literatura Portuguesa .

A Beatriz (12º 6) e a Carolina (12º5) fizeram uma breve mas muito esclarecedora apresentação de "Os Maias" lançando as sementes para a curiosidade literária dos colegas e apelando ao voto no seu candidato.

Campanha Miudos a Votos - C10

 

"Verity", de Collen Hoover,  foi o livro escolhido pela Beatriz S.do 10º 2 para apresentar como candidato na campanha de Miúdos a Votos. A aluna conseguiu convencer os colegas com a sua estatégia e os seus argumentos.

Miúdos a Votos - "Isto Acaba Aqui"

 

A Sophia, aluna da turma 10º 4 apresentou com muita energia e convição um conjunto de argumentos favoráveis á leitura e à votação no livro  de Colin Hoover, "Isto Acaba Aqui".