Os alunos vencedores do Concurso de Leitura Expressiva em inglês, francês e português, receberam os seus prémios e certificados de participação, no dia 27 de março.
Os alunos vencedores do Concurso de Leitura Expressiva em inglês, francês e português, receberam os seus prémios e certificados de participação, no dia 27 de março.
Emily, aluna da turma 6 do 12º ano, partilhou, com os colegas do 11º 5, a sua leitura favorita: um livro autobiográfico da autoria da jovem norte-coreana, Yeonmi Park
«Sinto-me grata por duas coisas: por ter nascido na Coreia do Norte e por ter fugido da Coreia do Norte.» ,palavras da autora, que nos conta a sua experiência de vida, quando enfrentou o regime repressivo norte coreano em nome de um Bem Maior, a sua Vida.
Há já alguns anos que a campanha de Miúdos a Votos apresenta como candidato este livro que é um clássico da Literatura Portuguesa .
A Beatriz (12º 6) e a Carolina (12º5) fizeram uma breve mas muito esclarecedora apresentação de "Os Maias" lançando as sementes para a curiosidade literária dos colegas e apelando ao voto no seu candidato.
"Verity", de Collen Hoover, foi o livro escolhido pela Beatriz S.do 10º 2 para apresentar como candidato na campanha de Miúdos a Votos. A aluna conseguiu convencer os colegas com a sua estatégia e os seus argumentos.
A Sophia, aluna da turma 10º 4 apresentou com muita energia e convição um conjunto de argumentos favoráveis á leitura e à votação no livro de Colin Hoover, "Isto Acaba Aqui".
O Francisco defendeu muito bem o seu candidato, o livro "O rapaz do pijama às riscas", apresentando argumentos de peso que parecem ter convencido os seus colegas.
O mesmo livro foi apresentado por dois alunos da turma 9º 11, o Pablo e o Desejado.
"Isto acaba aqui" é um livro de Coleen Hoover que figura como candidato no 3º ciclo e no secundário. A Joana, aluna do 9º ano, apresentou a obra e desafiou os colegas para votarem no seu candidato.
O Dia da Geografia Portuguesa foi assinalado com uma exposição de textos poéticos de diferentes autores e com vários temas.
"A culpa é das estrelas", um livro em campanha no 3º ciclo e no secundário, defendido pela Jenifer da turma 4 do 11º ano.
"O Diário de Anne Frank" é um livro que encanta as crianças e os adultos, pelo que não admira que se encontre nas listas de candidatos do 3º ciclo e do secundário.
A Alícia do 9º 8 apresentou as razões por que considera este livro uma obra tão especial.
A Matilde e a Nicole, alunas do 9º 8 , fizeram campanha pelo livro "Culpa Minha" de Mercedes Ron e conseguiram interessar os colegas na leitura do livro.
Keity, aluna do 10º 5 fez campanha por um livro novo, "A Cicatriz", que nos traz um tema muito sensível, conduzido de forma envolvente pela jovem autora.
As sessões de campanha pelos livros candidatos inciaram-se na passada semana e vão prolongar-se até ao dia 10 de Março.
A Beatriz do 12º 5 assumiu a defesa do livro "Diário de Anne Frank" e "O Principezinho".
Imaginar que Luís de Camões pudesse viajar até á Índia na mesma embarcação de Vasco da Gama foi o desafio proposto aos alunos da turma 1 do 9º ano, que encerraram o ciclo de escrita criativa deste ano de escolaridade.
No Dia de São Valentim, 14 de fevereiro, celebra-se o Amor, o Afeto genuíno que pode e deve ligar as pessoas, além da Paixão, esse sentimento mais intenso que toca apenas a alguns.
Os alunos das turmas 5 e 6 do 10ºano elaboraram, na disciplina de Inglês, alguns cartazes sobre o tema do Amor, refletindo acerca do que deve ser permitido e do que precisa ser recusado numa relação afetiva/amorosa.
Em 2025, a Cidadania Digital é o tema em destaque no Mês da Internet Segura.
Os alunos das turmas 9 e 10 do 9º ano pesquisaram sobre o tema e, na disciplina de Inglês e elaboraram cartazes que foram expostos no corredor.
As turmas 5 e 6 do 9º ano conviveram harmoniosamente na aula em que foi desenvolvido o trabalho de escrita criativa : Viajando com Camões e Vasco da Gama nas naus da Índia.
A turma 11 do 9º ano recebeu o desafio de criar um soneto à maneira de Camões, a partir de alguns versos dos seus poemas mais conhecidos. Não foi um empreendimento fácil, mas os alunos levaram-no a bom porto!
O exercício proposto à turma consistia na criação de um texto sobre a vida de Camões a bordo de uma nau que seguia a caminho da Índia. Os alunos mostraram-se bastante empenhados.
A turma 8 do 9º ano desenvolveu um exercício de escrita criativa que apelava para a sua imaginação, implicando um salto no tempo, até ao século XVI, para se encontrar com Camões.
No dia 20 de janeiro, quatro turmas do 9º ano, sob a orientação do professor de Português, estiveram na biblioteca em tempo de aula dessa disciplina, para desenvolverem, em grupo, exercícios de escrita criativa. Uns foram convidados a dar largas à sua imaginação para encetar uma viagem no tempo, acompanhando o Poeta até à Índia, ou colocando-se na sua mente, se ele surgisse, agora, entre nós, na sociedade do século XXI. Para outros, o desafio consistiu na produção poética a partir de alguns versos mais conhecidos de poemas de Camões.
Em todos registámos interesse e empenhamento nesta atividade criativa para evocar o Poeta de Portugal.