sexta-feira, 5 de março de 2021

Ana de Castro Osório - escritora e feminista

 


Mundo Novo é um romance de busca, descoberta, iniciação e encantamento, que nos dá a conhecer a luta pela emancipação das mulheres no princípio do século XX, em Portugal e no Brasil.
Aos 26 anos, Leonor sente-se presa pela paixão de dois homens: a um, deseja-o mas não o ama; ao outro, ama-o - mas com um amor de irmã.

Escapando ao casamento com um noivo conservador que a quer submissa e afastando-se do poeta apaixonado a que não consegue corresponder, a jovem parte para o Brasil. O pretexto para essa viagem é conhecer um tio e resolver o mistério da herança de uma tia. Na verdade, Leonor parte em busca de si própria, da sua independência, de um mundo verdadeiramente novo - e seu.”


Ana de Castro Osório, a autora do 1º manifesto feminista português, Às mulheres portuguesas (1905) é uma escritora que “…merece sair da obscuridade a que a História sistematicamente remeteu a criação, o pensamento e a escrita dessa metade da Humanidade nascida com dois cromossomas X.”, segundo opinião de outra grande escritora, contemporânea, Inês Pedrosa.

Sem comentários: