sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Leituras sugeridas por...

Hoje,  31 de Outubro, na BECRE, foram publicados dois textos na rubrica Leituras sugeridas por…. Um da autoria do professor António Almeida  que faz um breve apontamento sobre a relação entre a tradição portuguesa  do “pão por Deus” e o dia do  Halloween, festejado sobretudo no âmbito da disciplina de Inglês.   



    Durante algum tempo e impensadamente, os professores menos avisados criticavam os seus colegas de inglês por festejarem o Halloween .
    Dizia-se que nada tinha a ver connosco, que era uma importação que estranhava as  nossas tradições.
    Eu, pessoalmente, invocava o historiador francês Phillipe Aries  que distinguia algumas  praticas católicas das dos países  protestantes. Independentemente de isso ser verdade, acontece que foi a Europa que colonizou o Novo Mundo e, por isso, o Halloween tem evocações nossas.
Ernesto Veiga de Oliveira , in  Festividades Cíclicas de Portugal (1994) refere a páginas 184, “ o pão por Deus” que, em Torres Vedras, se cozia em todas as casas pelo um de novembro e que eram as crianças e mendigos que pelas casas  o pediam e que recebiam, para além desse pão doce, outras  iguarias. Na ilha Terceira, pede-se pelas portas o pão e insultam com fórmulas consagradas quem o recusa. Será o doce ou a partida  do  Halloween.
Em Coimbra, o grupo que faz o peditório traz uma abóbora  esvaziada com dois buracos a figurarem de olhos e uma vela acesa.  O  mesmo acontece em Ervedal da Beira .

António Almeida


Na nossa árvore, ficaram expostos alguns versos que ecoam vozes vindas dos tempos ancestrais, em que pedir o “pão por Deus” era uma prática comum. 







1 comentário:

Promotores de Leitura da BE/CRE da ESBF disse...

Um apontamento interessante para inaugurar a associação da BE ao Halloween.