Fernando Pessoa foi lido e analisado, nas suas diferentes personalidades (leia-se heterónimos), por João Monteiro, um jovem estudante de engenharia aeronáutica, que nos oferece um bom exemplo da contaminação da cultura científica pela literatura.
Revelando-se um admirador de Álvaro de Campos, João Monteiro não fugiu à interpretação, articulada, dos demais heterónimos e do ortónimo, mostrando um domínio de conceitos e ideias essenciais para a definição de uma interpretação pessoal do POETA potuguês.
Os alunos do 12º. ano mostraram-se interessados e participativos, contribuindo bastante para o sucesso desta actividade de leitura/debate preparada pelos professores de Português das turmas envolvidas.
Na segunda sessão, realizada no dia 10 de Dezembro, tivemos também o prazer de ouvir a professora Lurdes Cardoso dizer, de forma particularmente expressiva, um dos seus poemas preferidos, da autoria de Fernando Pessoa.
Revelando-se um admirador de Álvaro de Campos, João Monteiro não fugiu à interpretação, articulada, dos demais heterónimos e do ortónimo, mostrando um domínio de conceitos e ideias essenciais para a definição de uma interpretação pessoal do POETA potuguês.
Os alunos do 12º. ano mostraram-se interessados e participativos, contribuindo bastante para o sucesso desta actividade de leitura/debate preparada pelos professores de Português das turmas envolvidas.
Na segunda sessão, realizada no dia 10 de Dezembro, tivemos também o prazer de ouvir a professora Lurdes Cardoso dizer, de forma particularmente expressiva, um dos seus poemas preferidos, da autoria de Fernando Pessoa.
Solicitados para elaborarem um pequeno comentário ao desenvolvimento desta actividade e à sua participação pessoal, os alunos destacam a “utilidade” do debate para alargar os “conhecimentos em relação a Fernando Pessoa”, uma “maneira diferente de aprender um pouco sobre Fernando Pessoa”, “…numa visão mais juvenil e culta.”
Sem comentários:
Enviar um comentário