sábado, 8 de junho de 2013

Nuno Camarneiro: o diálogo entre Ciência e Literatura


A presença do autor da obra "Debaixo de algum Céu", prémio Leya 2012, na biblioteca da ESBF significou o culminar de um conjunto de atividades que integraram o projeto "E o céu aqui tão perto: diálogo entre Ciência e Literatura", subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, desenvolvidas por alunos de duas turmas do 10º ano.
De louvar a disponibilidade e a facilidade de Nuno Camarneiro em comunicar com os alunos, partilhando as suas experiências e os seus sucessos, ao mesmo tempo que os incentivava a ler, escrever e sobretudo a viver com projetos mas sem abdicar da imaginação, tão necessária para construir os mundos à medida de cada um e para o qual a literatura é um instrumento imprescindível.
Autor de dois romances e de um blog,onde publica algumas micronarrativas  e satisfaz de forma mais imediata a sua pulsão para a escrita, Nuno Camarneiro assume-se como um curioso - condição suprema do cientista e do escritor - sempre numa intensa atividade de busca de respostas para todas as questões que a vida nos coloca.

“A ilusão da continuidade alimenta-se de um corpo em que os braços e as pernas se contam pelo mesmo número. O cérebro conta um mais um e deita-se para  dormir, mas é difícil deitar contas à cabeça feita de tantas partes.” , Debaixo de algum Céu, p. 16

3 comentários:

Rui Bastos disse...

Um autor cuja obra tenho curiosidade em conhecer, só é pena não ter conseguido ir. Fica para uma próxima vez.

Mas deixo os meus parabéns ao projecto e a quem por ele esteve responsável, não me canso de elogiar a iniciativa que conseguiu juntar as minhas duas grandes paixões.

Espero que para o ano haja mais!

Promotores de Leitura da BE/CRE da ESBF disse...

Esta atividade foi muito boa, pude conhecer alguém que tem uma vida muito semelhante à que eu gostaria de ter. (aluno/a do 10º 2)

Promotores de Leitura da BE/CRE da ESBF disse...

Foi uma boa experiência e interessante. A atividade foi motivante. (aluno/a do 10º 2)