segunda-feira, 26 de maio de 2008

Quando a poesia é tema...

Ser poeta
A poesia é uma excelente forma de podermos exprimir os nossos sentimentos de uma forma mais artística e pacífica, sem sermos julgados. Será que eu sou uma poetisa? Não sei, é possível, talvez um dia me dedique a isso, mas por agora fico-me apenas por pequenos poemas saídos de uma inspiração repentina e curta.
Às vezes penso como é que os poetas conseguem escrever, mas também, como conseguem inspiração para mais. Depois, há sempre os poetas que nascem com um dom, um dom maravilhoso de exprimirem o que nos vai na alma e no coração. Porque apenas um verso, apenas uma estrofe e, dizem tudo o que nós queremos dizer e que não conseguimos, isto é, eles têm o dom da palavra, nós somente temos o dom do silêncio.
Por vezes para dizermos qualquer coisa, um discurso já pensado e repensado, custa muito ou até mesmo quando chega o momento, o silêncio invade-nos e continua o sofrimento daquelas palavras presentes no nosso coração.
Que tudo isto que escrevi não seja em vão e, sobretudo para que não me esqueça da razão do meu viver, mesmo que não me torne uma poetiza, será tudo diferente, de hoje em diante, por isso as facadas nas costas, por muito fundas que estejam, vou retirá-las, a mágoa continua por dentro, mas eu… eu vou deixar de sofrer por coisas que não interessam e preocupar-me com os verdadeiros problemas.
Simplesmente, gostava de ser poetiza para me refugiar nas palavras, como se elas fossem o meu escudo.
Ana, nº4, 10º1

Não sei o que a poesia é. Não sei de onde veio nem para onde irá. É possível que tenha vindo da alma de alguém que um dia se dedicou a exprimir o que sentia.
Não sei porque a lêem ou porque gostam dela. Eu gosto. Talvez por dizer coisas que as pessoas simplesmente não dizem. Tudo fica mais fácil quando é escrito e não dito.
Às vezes penso sobre isso; A poesia é, talvez, o meio de escrita mais utilizado e mais reconhecido por expor sentimentos, fazer confidências ou apenas sonhar. Houve sempre a necessidade de o fazer e sempre haverá.
Nem todos a sabem fazer ou reconhecê-la. Apenas os mais dotados, os mais atentos, o conseguem. É isto que alguns usam como desculpa para que não tenham de a ler, entender ou fazer.
Que tudo isto não seja entendido como palavras sábias ou importantes para descreverem a poesia. Não o são, não só por eu não ter formação mas, sobretudo, por não ser uma das pessoas que a sabe fazer. Mesmo que tente, não consigo. E só quem a faz a sabe descrever.
Será tudo isto verdade? Talvez, porque apesar de não a fazer, eu leio-a e tudo sobre o que lemos, temos opinião. E, por isso, a minha opinião não deverá ser completamente desprezada.
Para concluir, a poesia é aquilo que é escrito, são os sentimentos de alguém, um sonho perdido, mas, essencialmente, é aquilo que é sentido pelo coração de outrem quando a lê.
Soraia, 10º1ª
Não sei qual a definição de poesia
Talvez seja dizer tudo sem dizer nada,
Directamente ou subjectivamente,
Sobre o amor e sobre o ódio,
Sobre o contentamento e sobre a mágoa.
É possivel e impossivel,
Simples e complexo.
É viver por um amor,
É morrer por uma dor.
É um dia e uma noite,
É um despertar e um adormecer.
É fazer do imaginário o real,
É fazer de palavras soltas um sentimento crucial.
Cada verso é uma incógnita,
Cada palavra uma emoção,
Cada sílaba um conjunto de inconstâncias,
Cada letra uma contradição.
Com um escrever de supremacia
É emoção com magia
Num papel encantado.
É esta a definição de poesia.

Ana, nº 2 10º 1
Raquel, nº 16 10º 1

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei este texto, tem ideias fixes e está bem escrito.
Parabéns e...continua!