quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Luís Sepúlveda - Autor de novembro 2013


Romancista, realizador, roteirista, jornalista e ativista político.  
Luís Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949. Reside atualmente em Espanha, após viver entre Hamburgo e Paris.
Em 1969, venceu o “Prémio Casa das Américas” pelo seu primeiro livro Crónicas de Pedro Nadie. Foi membro ativo da Unidade Popular Chilena, nos anos 60. Posteriormente, aderiu ao Partido Socialista Chileno e tornou-se membro da guarda pessoal do presidente Salvador Allende pelo que teve de abandonar o país, após o golpe militar de  Pinochet.
Viajou e trabalhou no Brasil, Uruguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Sepúlveda era, na altura, amigo de Chico Mendes, herói da defesa da Amazónia. Dedicou a Chico Mendes O Velho que Lia Romances de Amor, o seu maior sucesso.
Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças.

Da sua vasta obra, toda ela traduzida em Portugal, destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar
Mas também conquistaram o público: Mundo do Fim do Mundo, Patagónia Express, Encontros de Amor num País em Guerra, Diário de um Killer Sentimental ou A Sombra do que Fomos, entre outros.

Sem comentários: