sábado, 10 de novembro de 2012

Leitura e poder: uma relação em memória - Conversas à 4ª feira


A conversa subordinada ao tema “Leitura e Poder: uma relação em memória”, teve como objetivo essencial lembrar o significado e a importância da leitura para a vivência pessoal, social e política, partindo de uma abordagem da sua relação com o Poder (político) e do entendimento da natureza do seu poder.

A exposição e o diálogo mantido com os alunos participantes (10º 1), desenrolaram-se a partir de um conjunto de diapositivos, organizados em três “capítulos”, a saber:

- A “censura” que marcou sempre a relação da leitura/escrita com o Poder, constituindo-se também como um desafio à criatividade dos autores para fugirem às suas apertadas malhas.

- O “poder da palavra”, muito mais extensivo e desafiante do poder político com a massificação da cultura, no século XX, quando os meios de comunicação alcançam um estatuto que lhes permite manipular a opinião pública.

- O “poder da leitura”, associado a práticas sociais e individuais, impondo-se à frieza das estatísticas, que sugerem um universo de iletrados superior ao que existiria na realidade, no século XX, bem como no Antigo Regime.

Os alunos acompanharam o desenvolvimento da sessão de forma participativa, muito embora no final tenha ficado a impressão de que a riqueza do tema justificaria um aprofundamento de alguns aspetos somente aflorados, atendendo às limitações de tempo e ao público-alvo.

                                                                                                                           M. Fátima Pinto

Sem comentários: