quarta-feira, 25 de abril de 2012

O meu texto...


Deus fez os brancos e os pretos para, nas costas de uns e outros poder decifrar o Homem.

Todos sabemos que, ainda hoje, o racismo toma parte ativa na nossa sociedade. Mas não só na nossa. Por todo o mundo nos chegam notícias de mortes por intolerância ou fanatismo de todos os tipos.

Não falo apenas de racismo, falo também de religião, sexo, ideologias políticas e de um sem fim de questões, mas todas elas absurdas.

É, realmente, através das diferenças que se vê o tipo de pessoa que se é. até mesmo pelo modo como se tratam os animais.

Quanto mais evoluídos nos achamos, pior nos comportamos. Deixámos de respeitar o próximo. Lealdade, sinceridade, honestidade, não passam de palavras sem qualquer sentido.

Achamo-nos felizes, mas o único amor que conhecemos é o amor-próprio, ou egoísmo.

Matar, roubar, violar, são palavras que não nos custam ouvir, pois já estamos intimamente ligados a elas. Pô-las em prática também não nos custa.

Sabemos criticar os outros, fazendo com que se sintam mal, sabemos insultar, chamar os outros de incapazes e incompetentes, mas a verdade é que não sabemos fazer melhor. Não sabemos sequer pôr-nos no lugar dessa pessoa, e se acreditamos que o fazemos, dizemos que fazíamos mais e melhor.

Acreditamos que temos sempre razão. Destruímo-nos, destruímos os outros e destruímos o nosso planeta em nome da evolução. Uma falsa evolução que nos estupidifica.

Provocamos catástrofes, guerras, extinções de espécies exóticas, poluímos, criamos seres com inteligência artificial, enquanto maltratamos, ou até matamos, seres muito mais inteligentes do que nós, os animais.

Também a natureza é desprezada e mal compreendida.

Todos nós podemos melhorar com pequenos gestos. Não mandar lixo para o chão, ajudar quem precise.

Dizem que o mundo não pode ser mudado, mas eu não acredito.

Diana Filipa dos Santos Pereira, nº12, 10º6


Sem comentários: