Partindo do livro de Manuel Alegre, "Barbi-Ruivo, o meu Primeiro Camões", percorremos, com os alunos das turmas 5 e 6 do 8º ano, algumas etapas importantes da vida e obra do poeta de Portugal.
Partindo do livro de Manuel Alegre, "Barbi-Ruivo, o meu Primeiro Camões", percorremos, com os alunos das turmas 5 e 6 do 8º ano, algumas etapas importantes da vida e obra do poeta de Portugal.
A primeira apresentação do ano letivo de 2024/25 foi assumida por duas alunas da turma 11º 6, que partilharam com os colegas do 12º 5 uma obra da mitologia clássica sobre a deusa Circe .
Foi uma comunicação muito clara, inteligente e eficaz que nos contagiou na vontade de ler este romance.
A leitura é para todos... foi o que nos mostraram as alunas da turma 11º TAE, quando envolveram os colegas, alunos do CAA, na leitura da história "Alexandre, o ágil".
Por outro lado, o Ivandro mostrou-nos que a dança não é para qualquer um.
Partindo de um excerto da obra "A História Interminável" de Michael Ende, os alunos da turma 8º 10 foram convidados a partilhar as suas opiniões sobre diferentes leituras e, depois, puderam procurar/escolher/requisitar alguns livros para ler nas férias.
Hoje,10 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma vez que foi nesta data, em 1948, no rescaldo da II Guerra Mundial, que a Assembleia Geral da ONU aprovou e proclamou o documento que viria a ser conhecido como Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). A oficialização da data só teria lugar dois anos depois, em 4 de dezembro de 1950.
Hoje tivemos uma atividade diferente na biblioteca, organizada pela professora de português, para a turma 8º 3 : uma caça literária, seguindo um conjunto de pistas partilhadas pela professora..
Dos clássicos à literatura juvenil, os alunos treinaram as competências de pesquisa de informação em suporte livro.
A leitura do 1º capítulo do livro de Margarida Fonseca Santos, Caixa de Gratidão, foi um pretexto para uma animada conversa sobre atitudes, valores e características dos diferentes alunos que integram cada uma das turmas.
A proposta de escrever uma mensagem de gratidão, após a leitura do texto, foi bem aceite pelos alunos das turmas 7, 8 e 9 do 8º ano, que mostraram sentir-se "tocados" pela mensagem do livro.
Ler Consigo é uma atividade da APP - Associação de Professores de Português, dinamizada pelo professor João Pedro Aido com a turma 10º 1, na aula de português.
Foram lidos e comentados textos de diferentes autores: N. Ginzburg; Italo Calvino; Irene Vallejo; G. Orwell...
Foi uma sessão muito animada de leitura e análise da obra "O Muro", seguida de um exercício de escrita criativa.
Foi uma experiência muito interessante esta leitura e interpretação de uma obra cuja história vive essencialmente das imagens e das diversas perspetivas de análise que podem ser feitas.
Os alunos colaboraram e a atividade foi muito participada e enriquecedora, tendo sido sugerido um exercício de escrita criativa para dar continuidade à sessão de leitura dialogada.
As turmas 3 e 4 do 8º ano foram convidadas a ler em voz alta o 1º capítulo deste livro, seguindo-se uma conversa aberta sobre os principais aspetos e as características das personagens.
No final, os alunos escreveram mensagens de gratidão para quem mais apreciam: pais e amigos. A reação à atividade foi, globalmente, positiva.