domingo, 24 de abril de 2011

Dia Mundial do Livro 2011



Estando em período de interrupção lectiva não podemos, este ano, festejar directamente com os alunos o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor mas queremos deixar aqui alguns destaques do que por aí se foi fazendo em matéria de divulgação de escritas e de leituras.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Escrita e Autores

Neste domingo, 17 de Abril, o "Câmara Clara" convidou um autor português que só há relativamente pouco tempo começou a ser conhecido entre os seus conterrâneos. Trata-se de J. Rentes de Carvalho, autor do romance La Coca que é, de certo modo, uma revelação do próprio autor. Da conversa mantida com o escritor ressaltaram outros nomes e obras dignas de nota, a saber, A Relíquia de Eça de Queirós, um texto que, depois de entendido pelo entrevistado, levou-o a percorrer toda a obra do grande nome do realismo literário português e John le Carré, outro autor que Rentes de Carvalho admira pela arte de construir diálogos, claros, exactos, que cumprem em perfeição a função a que se destinam: comunicar/dialogar.
Este programa focou-se ainda numa entrevista, recente, a Umberto Eco que já tem traduzido o seu mais recente romance: O Cemitério de Praga.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Concurso de Leitura Expressiva


Este ano, à semelhança do ano passado, incluímos na Semana da Leitura, como actividade de destaque, o Concurso de Leitura Expressiva que contou com participações de alunos do 3º. ciclo e do Secundário em Inglês, Francês e Português. Apesar do espaço exíguo e menos confortável, que condicionou grandemente a assistência à apresentação das leituras, o concurso decorreu num clima de grande empenho e entusiasmo e foi bastante participado, sobretudo nas leituras em Português. O júri teve um papel essencial na dinamização desta actividade, destacando-se a prestação voluntariosa de três alunos do Secundário e da nossa colega, já aposentada, a professora Rita Pinhão que acompanhou as professoras, ainda em exercício de funções, Ana Isabel Turibio e Gabriela Carvalho nessa importantíssima missão que foi a avaliação das leituras seguida da atribuição de uma classificação.

Para cada uma das línguas foram escolhidas as duas melhores leituras:


Em Francês, venceu a Mariana Dias (10º. ano) com a leitura do texto Déjeuner du matin e a dupla constituída pelo Bernardo M. e pelo Guilerme (7º. ano) com a interpretação do texto Dans Paris.


As melhores leituras em Inglês foram feitas pelo grupo constituído pelo Bruno A., Beatriz S. e Fábio C. (8º. ano) e, em 2º. lugar, pela Sofia S. (7º. ano)


Na leitura em Português destacou-se o Bruno A. `(8º. ano) e a Inês Malato que deu voz ao poema "Adeus" de Eugénio de Andrade.

domingo, 10 de abril de 2011

A conspiração Bosch

A conspiração Bosch é um romance histórico da autoria de Yves Jégo & Denis Lépée que tem a particularidade de reunir numa mesma trama alguns dos mais importantes artistas/pintores do Renascimento: Leonardo da Vinci, Rafael, Giorgionne...e Bosch. A Europa no século XVI foi palco de disputas de poder político e religioso, centradas nos reinos de Inglaterra, França e no império dos Habsburgos, sem esquecer a figura central constituída pelo papa Júlio II. Trata-se de uma obra escrita com rigor ( e conhecimento) histórico e linguístico, que constitui um autêntico fresco da época retratada.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

As profissões na Literatura






A Semana da Leitura, a decorrer entre 4 e 8 de Abril, na ESBF, foi introduzida por uma exposição evocativa da relação entre a Literatura e as Profissões, que enquadrou a sessão dinamizada por um grupo de pais/encarregados de educação, que aceitaram partilhar com os alunos do 9º. ano (turmas 2 e 3) as suas experiências profissionais, dando assim o seu contributo para uma melhor orientação vocacional, de acordo com a ideia promovida pela professora responsável por este trabalho: Drª. Lídia Acabado.

A sessão iniciou-se com a leitura de um poema de António Ramos Rosa, alusivo ao quotidiano de um funcionário, prosseguiu com o depoimento dos pais envolvidos na dinamização desta iniciativa e terminou com a demonstração prática da criatividade exigida pela culinária - uma das áreas profissionais em destaque.A exposição integrou excertos literários de autores de épocas e estilo diversos mas de algum modo relacionados com as profissões dos dinamizadores da sessão: Eça de Queirós, Miguel Torga, Fernando Pessoa, entre outros nomes.

Tautograma

No Dia Mundial da Poesia, o "Clube de Poesia" da BECRE lançou um desafio à turma 3 do 9º. ano para escrever um poema, de tema livre, em que todas as palavras começassem pela mesma letra: um Tautograma. Este exercício foi encarado com agrado pela maioria dos alunos. Produziram e depois leram em voz alta os seus textos, de que destacamos alguns exemplos:


Caminhos confusos


Com cabelos cinzentos


choram calados


Corações cansados


Ricardo Mateus e Ricardo Cardoso



Começou com choro

Com ciúmes...

Começou com cheiro

Com cores...

Coração caído

Cor cinza contorcido

Com ciúme

Bruna


Procurando palavras

Perdemos perguntas

Porquê?

Palavras perdidas...

Procuro parada

Pedras preciosas...

Paixões poderosas

Podes pedir-me

Preciso palavras

Preciso partilhar

Preciso paixão

Parada, paciente,

Permaneço perdida.

Diana, Carolina e André M.