sábado, 19 de fevereiro de 2011

Faça lá um poema...

Este foi o desafio colocado aos alunos da ESBF e alguns aceitaram o convite e empenharam-se em produzir textos com qualidade estética, onde fixaram os seus sentimentos e emoções. A escolha do melhor texto não foi fácil mas, como se tratava de um Concurso Nacional, apenas um, entre tanto poemas, entregues aos professores de Português, foi enviado para uma avaliação superior. Dos que restaram, entre os melhores, resolvemos escolher alguns para partilhar com um universo bem maior do que o grupo turma ou o espaço escola.
O Tempo
Quem me dera se pudesse parar
O tempo só para tocá-la,
Só para senti-la.
Quem me dera voltar no tempo
Só para passar um tempo contigo
Para poder ver-te sorrir novamente
Voltar a sentir os teus lábios
Nos meus, és a única.
Daria a minha vida para voltar
A sentir o tu toque, o teu cheiro,
O teu calor que me aquece mais,
E o melhor de tudo é que o tempo
Não nos deixa esquecer-te, o tempo
É duro mas é doce porque
O tempo em que fico a pensar em ti
É mais puro que a minha alma
E a minha mente a escrever.
Bruno Carlos, 7º. 6
--------------------------------------------------------------------
És... És a melodia que quero ouvir...
És... És a pele que mais quero sentir...
És... És o vício que tenho de saciar...
És... És o sonho que quero sonhar...
És... És o odor que quero cheirar...
És... És a guitarraa que oiço soar...
És... És a mão que quero agarrar...
És... És o pecado que timo em provar...
És...És o livro que quero leer...
És... És o pesadelo que quero viver...
És... És o espinho que não quero tirar...
És... És a cama em que me quero deitar...
És... És aquele que quero enfeitiçar...
És... És a cicatriz que para sempre vai ficar...
Diana Pereira, 9º. 3
--------------------------------------------------------------------
A nuvem
A nuvem é um mundo,
um mundo por explorar,
pode ser o que eu quiser,
basta eu acreditar.
Se eu acreditar,
pode ser um caranguejo,
fiquei com fome,
apetece-me um queijo.
Um queijo no céu,
a flutuar,
vai pelo vento,
onde irá dar?
Tomás Mateus, 8º. 2

Sem comentários: