quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Dia Europeu das Línguas


As línguas são a própria essência da União Europeia. As línguas que falamos definem quem somos. A União Europeia respeita a diversidade cultural e linguística dos seus cidadãos.

Desde 2001, o Conselho da Europa e a Comissão Europeia decidiram que o dia 26 de Setembro seria, anualmente, o Dia Europeu das Línguas, para comemorar o rico património de culturas e tradições que todas as línguas europeias representam - e não apenas as 23 línguas oficiais da União Europeia.

A diversidade linguística dá-nos a oportunidade de entrar na pele de outra pessoa e ver a vida de uma perspectiva diferente.

Neste dia, pedimos a alguns alunos que comentassem a afirmação que se segue. Deixamos aqui os melhores trabalhos, que ilustram não apenas a expressão escrita em diferentes idiomas mas também perspectivas diversas.

As línguas abrem caminhos

O conhecimento linguístico diversificado de uma pessoa permite-lhe comunicar com o Mundo, todo ele, não só uma parte. Sabemos que, nos dias de hoje, é praticamente impossível saber falar todas as línguas do mundo porque existe uma língua para cada país e, nalguns casos, mesmo dentro do próprio país existem vários dialectos. No entanto, se uma pessoa souber falar três ou quatro línguas, é um grande avanço para conhecer outras culturas, outras tradições e outras pessoas.
Por isso é que as línguas abrem caminhos, permitem conhecer tudo aquilo que nós quisermos e falar com quisermos; abrem caminhos para outras culturas.
Ricardo D., 11º2ª

Les langues ouvrent des chemins
Savoir des langues c’est une vertu, ça ouvre la prision de l’ignorance et contribue pour un monde plus ami.
Ana Lopes, Ana Santos, 9º5ª

Languages open ways

... a person who knows many languages has more opportunities in the future of getting a better job or a better life outside her(his) country.
Vera Ferreira, 10º2ª

Sem comentários: