segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A narrativa é tão antiga como o mundo.
Escrever/ reescrever um conto é escolher uma de entre as muitas possibilidades de seleccionar e caracterizar personagens, organizar sequências de acontecimentos, situá-los no espaço e no tempo, adoptar pontos de vista.
Vendo um filme ou lendo um livro, já todos antecipámos desenlaces, imaginámos que a história acabaria de uma certa maneira.
Foi proposto aos alunos que concluíssem o conto “Uma esplanada sobre o mar” de
Vergílio Ferreira.

A rapariga estava sentada a uma mesa numa espla­nada sobre o mar. Vestia de branco e era loura, mas muito queimada do sol. Ao lado da mesa estava montado um guarda-sol giratório de pano azul que o criado veio regular, para acertar bem a sombra. O criado não perguntou nada e inclinou-se apenas e a rapariga pediu um refresco. Era a meio da tarde e o sol batia em cheio no mar, que se espelhava aqui e além em placas rebrilhantes. O céu estava muito azul e o ar era muito límpido, mas no limite do mar havia uma leve neblina e os barcos que aí passavam tinham os traços imprecisos, como se fossem feitos também de névoa. Na praia que ficava em baixo não havia quase ninguém e o mar batia em pequenas ondas na areia. A espuma era mais branca, iluminada do sol, e o ruído do mar era quase contínuo e espalhado por toda a extensão das águas. A rapariga de vez em quando olhava ao lado a porta que dava para a esplanada e depois olhava o relógio. Voltava então a olhar o mar e ficava assim sem se mover. (...).

Havia no rapaz uma notícia a dar, mas a rapariga não sabia como fazer a pergunta certa para estar certa com a resposta que queria ouvir. E de súbito disse:
_ Pediste-me para estar aqui às quatro horas. Telefonaste-me duas vezes. Vieste à praia para isso. Porque é que afinal vieste?...................

- Para te ver. Para nos vermos. Para falarmos.
(...)
- Sim. O que é que pode ser tão importante para ti que te faça ver as coisas de maneira diferente? Que te faça dizer que o vestido que já me viste tantas vezes parece mais bonito hoje? O que é que te faz passar horas a olhar para o mar e, mesmo assim, não te cansares da sua monotonia?
(...)
O mar servia agora de fuga para o olhar dos dois. Para ela, por não gostar de ser assim, agressiva, com o rapaz. Para ele, pela atrapalhação de não conseguir dizer o que o fazia estar ali em frente à rapariga. (...)
Sentaram-se os dois na areia. O sol baixava no horizonte cada vez mais veloz e eles continuavam sem trocar uma palavra. O rapaz continuava a tentar ganhar coragem e ela esperava pela notícia que ele tinha para lhe dar.
(...)
- Arranjei emprego em Inglaterra. Consegui o emprego com que sempre sonhei.
(...)
- Mesmo sabendo que vais estar longe, quero que saibas que estou feliz.
(...)
Apesar da felicidade, o silêncio instalou-se por um momento. (...)
- (...) Podes achar que te contei tudo isto tarde de mais, mas não tive coragem de fazê-lo mais cedo – justificou-se o rapaz.
- Não faz mal... Mas, assim, este momento é como este pôr-do-sol... é um “adeus”.
- O pôr-do-sol nunca é um “adeus” . É sempre um “até já”.
Sorriram os dois e ali ficaram a admirar aquele magnífico quadro: o pôr-do-sol. Estavam felizes com a felicidade um do outro e por ambos terem aprendido a valorizar o mundo que os rodeia e a vivê-lo intensamente, porque qualquer separação ou momento inesperado pode mudar tudo.







Seleccionámos alguns excertos da conclusão apresentada pela aluna:

Joana Monteiro, 10º. 5, nº. 10

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