sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


Um Dia para lembrar como a leitura pode ser uma boa escolha para os momentos especiais,,, e uma companhia para a vida.


terça-feira, 21 de abril de 2015

Richard Towers - Leitura com Arte

                            
O autor dinamizou duas sessões para os alunos das turmas 2 e 6 do 7º ano e 5 e 9 do 8º ano, onde apresentou, de forma necessariamente abreviada, o seu projeto de "livro-objeto", captando a atenção dos alunos com as suas análises, o acompanhamento melódico das leituras que eles fizeram e a sua capacidade comunicativa, de um bom contador de histórias.
Os títulos dos livros escolhidos são bastante sugestivos: " Tempo "; "Reflexos" e "Desafios" e o interesse dos alunos foi-se manifestando no decurso das apresentações.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Contratos de Leitura - 10º ano


No passado mês de março, os alunos das turmas do 10º ano partilharam as suas impressões  sobre os livros lidos no âmbito do "contrato de leitura", estabelecido na disciplina de português.
Desde o livro de ficção científica, passando pelo romance, até ao relato de situações mais realistas, as escolhas dos alunos foram muito variadas em matéria de literatura.

Na sessão participada pelas turmas 1 e 4 do 10º ano, destacamos a apresentação do livro "Por debaixo de algum céu" , que valeu ao autor Nuno Camarneiro o Prémio Leya 2012 e que tivemos o privilégio de acolher na biblioteca da ESBF para uma conversa no âmbito do projeto "E o céu aqui tão perto".


Profissões - escrita criativa 10º ano


A turma 8 do 10º ano desenvolveu uma atividade de escrita criativa que consistia em procurar a definição de algumas profissões, iniciadas pelas letras propostas, no sentido de organizar depois uma espécie de dicionário com a informação recolhida. Os alunos mostraram-se bastante interessados e curiosos em descobrir profissões invulgares  ou sobre as quais tinham pouca informação.


Ei-los que partem ... escrita criativa 10º ano


Ei-los que partem
novos e velhos
buscando a sorte
noutras paragens
noutras aragens
entre outros povos
ei-los que partem
velhos e novos
 Ei-los que partem
de olhos molhados
coração triste
e a saca às costas
esperança em riste
sonhos dourados
ei-los que partem
de olhos molhados
 Virão um dia
ricos ou não
contando histórias
de lá de longe
onde o amor
se fez em pão
virão um dia
ou não


                                                                                             Manuel Freire


Foi lançado o desafiado aos alunos da turma 3 do 10º ano para transformarem de forma criativa o conhecido poema de Manuel Freire, mantendo o sentido da mensagem e refletindo depois sobre as características do texto poético versus texto narrativo, por um lado, e por outro, sobre o caráter arbitrário da estrutura do poema. Depois de finalizados, os trabalhos foram apresentados oralmente para a turma e o professor de Português fez alguns comentários no sentido de uma melhor contextualização nos conteúdos das aulas da sua disciplina.


Brincar com os sons - Escrita criativa


O exercício proposto à turma 4 do 7º ano consistia na escrita de um texto em que prevalecessem as palavras iniciadas pela mesma letra, de forma a verificar-se uma repetição dos sons correspondentes a essas letras, conforme o exemplo facultado:

"Gostamos de gastar inúmeras tardes a ingerir imensas guloseimas. Gordas, iniciamos uma gostosa dieta de iguarias inqualificáveis para obter uma inalcançável imagem gratificante. O Ivo e a Graça imaginam-se grandes ginastas, intentando gloriosos golpes em gincanas idealizadas pelo Inácio Gonçalves. Nós, impedidas, gostamos de imaginar que somos incluídas.".



quinta-feira, 9 de abril de 2015

CNL - Fase distrital

 A Lourinhã foi o  concelho que acolheu (de forma muito simpática por sinal) os participantes na fase distrital  do CNL. A prova realizou-se na Biblioteca Municipal que se encarregou também de toda a dinamização do evento.
 
Apesar de não terem sido apuradas para a etapa a nível nacional, as alunas da ESBF, Aline e Blessing (9º 2) manifestaram o seu contentamento por terem estado presentes nesta prova e principalmente pela oportunidade de conhecerem o autor de um dos livros  escolhidos para esta etapa: Tiago Patrício, autor de "O princípio da noite".