quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Dia dos Namorados /St. Valentine's Day

 
 
 
Este ano, à semelhança dos anteriores, a biblioteca acolheu a exposição alusiva ao Dia dos Namorados /St. Valentine´s Day, organizada pela professora Alice Garcia, coordenadora do Clube de Inglês.

A novidade foi uma caixa de correio construída pela professora Paula Bandeiras com os seus alunos do 8º 1, para colocar as missivas escritas em diversas línguas pelos alunos do 3º ciclo e do secundário e que foram diligentemente entregues aos respetivos destinatários no dia 13 e, hoje, dia 19, pela equipa da BE.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Dia da Internet Segura


No dia 10 de fevereiro, dedicado à Internet Segura, expusemos cartazes com informação específica e algumas tiras de banda desenhada que apelam para a atenção a situações diversas mas de grande importância.
Os alunos foram também incentivados a participar nas atividades e na exploração dos recursos da página do centro da Segura Net.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

O texto rasgado ... escrita criativa


O exercício proposto para a turma 3 do 9º ano consistia em completar partes de um texto em que algumas palavras tinham sido deliberadamente "cortadas" mas mantendo a percetibilidade do conteúdo.
Uma vez terminado o exercício, os alunos podiam comparar as suas versões aos textos originais.

Permutas ... Escrita criativa


Os alunos da turma 4 do 9º ano desenvolveram uma atividade que implicava a utilização do dicionário, no sentido de procurarem palavras e/ ou expressões para substituir as que estavam sublinhadas no texto, conferindo-lhe assim um sentido diferente.
A opinião geral da turma foi bastante positiva e manifestaram vontade de repetir esta ou outras atividades semelhantes.

Coser ... Escrita criativa


O exercício proposto aos alunos da turma 2 do 9º ano constituiu um interessante desafio, como eles próprios entenderam e expressaram na avaliação que lhes foi pedida no final da atividade. Tratava-se de "ligar" duas partes de um texto, usando da imaginação mas mantendo a coerência e a lógica da narrativa.
Dos comentários feitos pelos alunos destacamos as seguintes opiniões:
"Esta atividade foi muito criativa e inovadora, gostamos imenso de participar. "
"Esta atividade é bastante produtiva, e permite aos jovens estudantes ter um vasto conhecimento sobre a matéria mencionada. (...)"!
" Esta atividade devia-se repetir mais vezes devido ao seu grande potencial criativo."
De facto,cada grupo apresentou propostas diferentes para "coser" o texto.

"Esta actividade é bastante produtiva, e permite aos jovea estm 

Os nomes que definimos... Escrita Criativa



O desafio lançado à turma 5 do 10º ano consistiu na reescrita de um poema onde tinham de ser substituídos alguns nomes próprios, para os quais se arranjavam as definições e os qualificativos mais apropriados.