sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Completar poemas - escrita criativa



Os alunos da turma 1 do 9º ano desenvolveram com muito empenho a atividade que lhes foi proposta e, no final, depois de terem partilhado com os colegas o resultado do seu trabalho, quando tiveram acesso aos poemas originais, orgulharam-se dos seus textos e manifestaram  vontade de repetir esta atividade.


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

"Contra a indiferença" - leitura em braille


A professora Amélia Lopes dinamizou mais uma sessão sobre a importância do braille para a aprendizagem da leitura e da escrita pelas pessoas cegas e, desta vez , os destinatários foram os alunos da turma 1 do 9º ano que ouviram atentamente e com muito interesse as explicações da professora e a leitura do excerto que ela escolheu para lhes mostrar que o braille não tem grandes segredos e, como tudo o mais, exige apenas algum trabalho. O texto não foi escolhido ao acaso, pois refere-se à intolerância e à indiferença que o autor considera ser "...uma das doenças mais mortíferas da Humanidade.".
Na parte final da sessão vários alunos colocaram questões à professora que lhes respondeu com agrado, de forma a esclarecer todas as suas dúvidas sobre a vida de uma professora que não consegue ver o espaço que a rodeia, nem os alunos e colegas que a cercam mas que não perdeu a capacidade de comunicar de forma muito clara as suas ideias, conceitos e valores. 



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prefixos arbitrários - 8º VOC


A turma 8 do Curso Vocacional desenvolveu uma atividade de escrita criativa que consistia em formar palavras com os prefixos escolhidos dentro de uma listagem que lhes foi fornecida e com as quais deveriam, depois , escrever um pequeno texto. Alguns sentiram dificuldade em terminar o exercício mas outros consideram a atividade interessante.

Eu dou-te a palavra - Escrita criativa


O poema de António Gedeão deu o mote à atividade dee escrita criativa desenvolvida pelos alunos da turma 4 do 10º ano:
                         Eu dou-te a palavra

                        Eu dou-te a palavra, e tu jogarás nela
                        E nela apostarás com determinação.

                        Seja a palavra “biltre”.

                        Talvez penses num cesto.
                        açafate de ráfia, prenhe de flores e frutos.
                        Talvez numa almofada num regaço
                        onde as mãos ágeis manobrando as linhas
                        as complicadas rendas vão tecendo.

                        Talvez num inseto de élitros metálicos
                        emergindo da terra empapada de chuva.

                        Talvez num jogo lúdico, numa esfera de vidro,
                        pequena, contra outra arremessada.

                        Talvez…

                        Mas não.
                        Biltre é um homem vil, infame e ordinário.
                        São assim as palavras.

           Propôs-se aos alunos um"jogo" com a seguinte forma: 
           Biltre não é renda de bilros nem berlinde.
            Biltre é vil.
       Pensar em palavras que parecem aquilo que não são ou, folheando o dicionário, descobrir duas                    palavras cujo significante (som da palavra) sugere outros significados que não o verdadeiro.

A generalidade dos alunos gostou bastante deste exercício e as propostas de palavras eram muito interessantes e tão extraordinárias que foi muito difícil descobrir o seu verdadeiro significado.


terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Exposição: O Mundo de Pedro Nunes e Damião de Góis


Entre os dias 12 e 22 de janeiro de 2015 está patente no espaço exterior da BE  da ESBF uma exposição constituída por 24 cartazes, da autoria da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos, no sentido de ser visitada pelos alunos e explorado o seu conteúdo em contexto de aula de História e Português, para o que foram elaborados dois guiões.

CNL - Prova de Escola (1ª fase)

No dia 14 de janeiro realizou-se a prova a nível de escola, concluindo-se assim a 1ª fase do CNL. Não tivemos tantos concorrentes como no ano letivo anterior mas, ainda assim, conseguiu-se apurar candidatos do 3º. ciclo e do secundário para a a fase distrital, a saber:

Aline Oliveira, 9º 2 - 17 valores ;
Blessing Egbecima 9º .2 - 14 valores

Ana Mara Fonseca , 10º 1- 17 valores;
Maria Costa, 11º 4 - 14 valores 
Guilherme Fonseca, 11º. 1 - 13 valores

No dia 21 foi feita a entrega de certificados e de prémios aos alunos vencedores.

Permutas - escrita criativa




Os alunos da turmna 9 do 8º ano desenvolveram uma atividade que constituiu um exercício de treino do uso do dicionário e uma sensibilização para a riqueza lexical da língua portuguesa, colocando em evidência a sua dinamicidade.


Texto lacunar (II) - escrita criativa


No dia 14 de janeiro foi a vez da turma 2 do  11º ano desenvolver a atividade de treino e reflexão sobre a importância dos conectores na língua portuguesa. A avaliação feita pelos grupos reflete o interesse desta atividade para a sua aprendizagem, manifestando alguns alunos interesse em repetir a experiência, apesar do grau de dificuldade a que fizeram referência.


 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A importância do braille na vida de uma professsora



A professora Amélia Lopes, dinamizou uma sessão com a turma 2 do 8º ano, no âmbito da disciplina sde Cidadania e a propósito do Dia Mundial do Braille que se comemorou no passado dia 4 de janeiro, em que falou da sua experiência de vida, tendo que lidar com a cegueira total desde os 17 anos de idade,  e da importância da escrita em braille, ao mesmo tempo que mostrava aos alunos os artefactos  utilizados.
Foi muito interessante esta partilha e a turma manteve um comportamento exemplar.


A presença judaica em Portugal


Pela segunda vez este ano letivo de 2014-2015, pudemos contar com a presença do nosso ex-colega Professor Jorge Martins, desta feita para falar sobre um tema que lhe é particularmente caro: a presença judaica em Portugal e a perseguição de que foram alvo judeus e cristãos-novos em consequência  das determinações da Contrarreforma  católica que se impôs numa sociedade tocada pelo espírito crítico e curioso dos homens do Renascimento, humanistas e divulgadores do pensamento científico, como Damião de Góis e Pedro Nunes, figuras emblemáticas deste Mundo novo, patenteado na exposição que ocupa os corredores no exterior da BE.
Assistiram à sessão, no auditório da escola, quatro turmas de 8º ano e uma de 11º ano, num total  de mais de 120 alunos.


Texto lacunar - Escrita criativa


O projeto de escrita criativa estendeu-se este ano letivo ao 10º ano de escolaridade, cabendo à turma 1 o desenvolvimento da primeira atividade  que consistia num exercício com utilização de "conectores" que incluía também uma reflexão sobre a sua importância .
A generalidade dos alunos teve um bom desempenho na realização deste exercício e consideraram particularmente motivador o facto de poderem fazê-lo na biblioteca.


sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Permutas II - Escrita criativa


A turma C do 9º ano ( EB 2,3 ), resolveu de forma muito empenhada o exercício que lhe foi proposto e que consistia em substituir algumas palavras e expressões por outras equivalentes, fazendo as adaptações necessárias. Na avaliação solicitada, os alunos manifestaram o seu interesse pela atividade e a vontade de ter outras sessões de escrita criativa.
"Foi muito bom, adorei, aprendi novas palavras." - opinião do grupo constituído pela Bruna, Joana e Catarina.


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Texto rasgado - escrita criativa


"O texto rasgado" foi a atividade proposta à turma D do 9º ano da EB 2,3 da Pontinha e com a qual se retomaram as sessões de escrita criativa neste início de 2015. Os alunos mostraram-se muito empenhados na realização do seu trabalho.