segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O património cultural e histórico de Odivelas - Prof. Jorge Martins

 
O professor Jorge Martins dinamizou uma sessão com três turmas do 9º ano, sobre o património histórico e cultural de Odivelas, dando especial relevo à história da Pontinha. O público ouviu com atenção e interveio de forma interessada, tentando satisfazer a sua curiosidade sobre a história do local onde vivem e estudam , com destaque para a origem do nome da freguesia onde se localiza a escola "Braamcamp Freire": Pontinha e também para lo percurso político e profissional do seu patrono.

Conhecer para proteger ... Património de Odivelas



A exposição cedida pela CMO inclui um conjunto de 7 painéis com informação sobre algumas obras do património cultural e histórico do concelho de Odivelas.
Neste mês de novembro marcado pelo feriado municipal, interessa dar algum destaque aos monumentos que integram o nosso quotidiano, muitas vezes sem nos darmos conta do seu valor patrimonial.
Está disponível, na biblioteca, um pequeno questionário para registar o(s) olhar(es) dos alunos sobre a exposição.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Jorge Martins - autor de novembro 2014


O Professor Jorge Martins foi distinguido ontem, dia 19 de novembro de 2014, com a Medalha  Municipal de Mérito Grau Ouro, pelo seu contributo para o engrandecimento cultural de Odivelas e foi com muito prazer que assistimos à cerimónia onde foi feita a entrega desta distinção pela máxima representante oficial da CMO, a presidente Susana Amador.
Para nós, professores com funções na biblioteca da ESBF, o nome de Jorge Martins está diretamente associado à escolha do patrono da escola e à  narrativa histórica da freguesia da Pontinha, onde se localiza a Escola Secundária Braamcamp Freire, muito embora o nosso colega se tenha dedicado a outros estudos, nomeadamente os que se prendem ao tema da sua tese de doutoramento, na área do judaísmo.


terça-feira, 18 de novembro de 2014

texto publicitário - 8º 7


Três grupos de alunas da turma 7 do 8º ano apresentaram trabalhos de texto publicitário,realizados na aula de Português com a professora Lurdes Sanches, para os seus colegas do 10º 7, alunos da mesma professora. Foi uma partilha muito interessante, pelo conteúdo original e criativo dos textos e pela experiência de comunicação oral  fora do contexto da sua sala de aula. Apesar de algum nervosismo, conseguiram “vender” bem os seus produtos.

Texto publicitário - 8º 3


Alguns alunos da turma 3 do 8º ano apresentaram os trabalhos de texto publicitário, realizados na aula de Português com a professora Lurdes Sanches, para os seus colegas do 10º 6, alunos da mesma professora. Foi uma partilha interessante, quer pelo conteúdo original dos seus textos, quer pela experiência de comunicação oral  fora do contexto da sua sala de aula.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Entrevista imaginária - Escrita criativa


A proposta de trabalho de escrita criativa que foi entregue aos alunos da turma 4 do 8º ano consistia na escrita de uma entrevista a interlocutores extraordinários e imaginários, à semelhança de um exemplo dado. As escolhas dos alunos recaíram sobretudo em objetos de utilização corrente, tais como mesa, computador, iphone ... No final, leram em voz alta e de forma dialogada os seus textos.



Que tipo de leitor és?



Os alunos da turma 2 do 7º ano participaram numa sessão de promoção da leitura que foi introduzida por alguns excertos dos livros "Uma história interminável", da autoria de Michael Ende e "A rapariga que roubava livros" , de Markus Zusak e trailers dos filmes que foram realizados a partir destas obras. Os textos foram um pretexto para conversar sobre livros e leitura, dando a possibilidade aos alunos de exprimirem as suas opiniões favoráveis e desfavoráveis relativamente aos livros e à prática da leitura.
Num segundo momento a turma escolheu livros para requisitar, aproveitando a mostra que estava exposta de acordo com um catálogo que identificava diferentes tipos de leitores . Alguns alunos, contudo, preferiram procurar outros titulos nas estantes. Todos aproveitaram os escassos minutos que restavam até ao final da aula para iniciar a leitura dos seus livros.


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Leituras sugeridas por...

Publicámos na BECRE, no espaço habitual,  um excerto do V capítulo do “ Sermão de Santo António aos Peixes” de  Padre António Vieira.  Este tem acompanhado várias gerações de leitores,  sobretudo em contexto escolar. A sugestão veio do 11º 2ª ano.

Retrato do Padre António Vieira, de autor desconhecido do início do século XVIII.


  (…) “Dizei-me, voadores, não vos fez Deus para peixes? Pois porque vos meteis a ser aves? O mar fê-lo Deus para vós, e o ar para elas. Contentai-vos com o mar e com nadar, e não queirais voar, pois sois peixes. Se acaso vos não conheceis, olhai para as vossas espinhas e para as vossas escamas, e conhecereis que não sois aves, senão peixes, e ainda entre os peixes não dos melhores. Dir-me-eis, voador, que vos deu Deus maiores barbatanas que aos outros de vosso tamanho. Pois porque tivestes maiores barbatanas, por isso haveis de fazer das barbatanas asas?! Mas ainda mal, porque tantas vezes vos desengana o vosso castigo. Quisestes ser melhor que os outros peixes, e por isso sois mais mofino que todos. Aos outros peixes, do alto mata-os o anzol ou a fisga, a vós sem fisga nem anzol, mata-vos a vossa presunção e o vosso capricho. Vai o navio navegando e o marinheiro dormindo, e o voador toca na vela ou na corda, e cai palpitando. Aos outros peixes mata-os a fome e engana-os a isca; ao voador mata-o a vaidade de voar, e a sua isca é o vento. Quanto melhor lhe fora mergulhar por baixo da quilha e viver, que voar por cima das entenas e cair morto!
    Grande ambição é que, sendo o mar tão imenso, lhe não basta a um peixe tão pequeno todo o mar, e queira outro elemento mais largo. Mas vedes, peixes, o castigo da ambição. O voador fê-lo Deus peixe, e ele quis ser ave, e permite o mesmo Deus que tenha os perigos de ave e mais os de peixe. Todas as velas para ele são redes, como peixe, e todas as cordas, laços, como ave. Vê, voador, como correu pela posta o teu castigo. Pouco há nadavas vivo no mar com as barbatanas, e agora jazes em um convés amortalhado nas asas. Não contente com ser peixe, quiseste ser ave, e já não és ave nem peixe; nem voar poderás já, nem nadar. A natureza deu-te a água, tu não quiseste senão o ar, e eu já te vejo posto ao fogo. Peixes, contente-se cada um com o seu elemento.”

  Excerto do V capítulo de “ Sermão de Santo António aos Peixes”, Padre António Vieira (1608-1697)

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Anagrama e biografia inventada - escrita criativa

Anagrama é o ordenamento de letras de um nome em nova combinação. Por exemplo, América é anagrama de Iracema. Todas as letras foram aproveitadas em novo formato.



1ª etapa: cada grupo pensa num nome (nome próprio e apelido) e forma outros nomes de pessoas.
2ª etapa: a partir do novo nome vão criar/escrever uma biografia imaginária.

 Boa sorte. Ou Orte Sabo. 

Foi com esta introdução que os alunos do 8º 3  foram informados sobre a a atividade de escrita criativa que devuam desenvolver na aula de Português a decorrer na biblioteca.

Frase de partida... Projeto de escrita criativa



O desafio proposto aos alunos da turma 2 do 7º ano foi que escrevessem duas pequenas histórias (mínimo 50 palavras cada uma), partindo de uma dada frase, como as que se apresentam, a título de exemplo:
a) O fantasma passa a noite a escrever…
b) Esta é uma família complicada…
A turma empenhou-se na tarefa proposta e o resultado foram alguns trabalhos muito interessantes e imaginativos.


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Concurso de marcadores "A Biblioteca Escolar: um mapa de ideias"

Nesta atividade participaram duas tumas do 7º ano e, durante uma semana, foram expostos na biblioteca cerca de 40 marcadores, .
Os alunos e professores, utilizadores da biblioteca, votaram no melhor marcador e o resultado foi um 1º lugar para o nº 27 do 7º 6 , Yin Tian Ru, e dois segundos lugares para os números 5 e 16 do 7º 2, Catarina e Beatriz, respetivamente.
 Parabéns aos vencedores!