quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


Para assinalar o Dia Mundial do Livro... organizámos uma sessão com as turmas 1 e 3 do 10º ano, com o intuito de levar o 10º 1 a partilhar o projeto de trabalho que têm em curso na disciplina de português: " Escrevendo um conto..." e falar um pouco das leituras e gostos literários dos alunos.
Depois de um rápido enquadramento esboçado pelo professor  João Pedro Aido, tomaram a palavra as alunas Ana Carolina e Maria Rita, explicando, de forma muito clara e sucinta, o caminho seguido para a construção dos seus contos: De relevar o facto de ambas terem referido a importância das imagens como fonte de inspiração para a escrita: fotografam mentalmente as personagens e os objetos que constituem o núcleo central da história que querem contar.
Seguiram-se depois as apresentações de livros, feitas por dois alunos:
O Pedro Augusto  falou sobre "O Terceiro Homem" de G. Green , destacando a estranheza da história que, ao início, parecia difícil de entender mas depois foi envolvendo progressivamente o leitor, deixando-o fascinado e preso à leitura.
Quanto ao conto preferido por João Gama do conjunto de textos apresentados por Jorge Luís Borges em "Ficções": "Pierre Menard, autor do Quixote",  possibilitou a abordagem da questão dos direitos de autor e o sentido de "plágio" das produções literárias, musicais ou artísticas, evocando o Dia Mundial  em que também os Direitos de Autor são lembrados.
No final, também o Filipe Ventura quis falar da experiência de escrita, claramente mais marcada pela necessidade de extravasar os seus pensamentos e sua imaginação.
Foi uma sessão dinâmica e com contributos muito significativos por parte dos alunos do 10º 1 que contaminaram positivamente os seus colegas do 10º 3, deixando-os com vontade de experienciar esta atividade.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

À descoberta de "A estrela" de Vergílio Ferreira



Na sequência da leitura, em sala de aula, do conto "A estrela" de Vergílio Ferreira, a professora Ana Isabel Turibio dinamizou, com os alunos do 7º 10, uma sessão de apresentação do autor deste conto, aproveitando o seu conhecimento, profundo e detalhado, sobre o autor cujas obras constituíram o objeto de estudo da sua tese de doutoramento.

Os alunos acompanharam as explicações e corresponderam aos exercícios apresentados pela professora.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Entrega de prémios do Concurso de Leitura Expressiva e do Torneio de Xadrez


No último dia da Semana da Leitura  e da "Semana Cultural", 4 de abril, pelas 10h, realizou-se, na biblioteca, a entrega dos prémios e certificados aos alunos melhor classificados (1º lugar e menção honrosa) no Concurso de Leitura Expressiva em Francês, Inglês e Português (3º ciclo e secundário) e do Torneio de Xadrez.. Esta sessão, realizada em conjunto com o LCV , que procedeu à entrega dos prémios das Olimpíadas da Ciência, contou com a presença de alguns professores das disciplinas e de dois encarregados de educação, para além dos alunos premiados.


Felizmente há luar: a especificidade do texto dramático


No âmbito do projeto "Conversas", as alunas das turmas 1 e 2 do 12º ano, apresentaram um trabalho de dramatização de excertos da obra "Felizmente há luar" da autoria de Luís de Sttau Monteiro. Esta sessão teve lugar na biblioteca no último dia da Semana Cultural, 4 de abril de 2014, pelas 10.45h.

Lançamento do nº 13 da revista "Nova Águia"


No dia 2 de abril pelas 14.30h, a biblioteca da ESBF acolheu o lançamento do nº 13 da revista "Nova Águia", apresentada por um dos seus diretores, o Dr. Renato Epifânio, com apoio do professor Nuno Ferrão, coorganizador desta iniciativa.
A sessão contou com a presença da Senhora Presidente da Junta de Freguesia da Pontinha, do Presidente da CAP, professor Jorge Nunes e da coordenadora concelhia da RBE, para além dos alunos e respetivos professores de três turmas, sendo duas do 3º ciclo e uma do secundário.
A assistência acompanhou com atenção a resenha feita pelo orador principal, que nos conduziu por cada um dos 13 números da revista, dando conta dos principais temas e figuras abordados, com particular destaque para os assuntos da revista nº. 13, dedicada ao "balanço" dos 40 anos do 25 de abril e ao 20º aniversário da morte de Agostinho da Silva - figura proeminente do pensamento filosófico português do séc. XX e inspiradora da iniciativa dos principais mentores deste projeto. Não obstante, a revista prima por uma pluralidade temática e ideológica, centrada numa visão positiva e de renovadora da cultura e do pensamento português, na esteira daquela  outra "Águia" que deu voz ao movimento da Renascença Portuguesa e de cujo espírito esta "Nova Águia" se considera legítima herdeira.

Para dar mais brilho à sessão, foi feita a leitura de três poemas dos poetas mais significativos evocados neste número da revista: António Ramos Rosa, Natália Correia e Fernando Pessoa.

sábado, 5 de abril de 2014

A hora da liberdade - do filme ao livro





No dia 3 de abril, pelas 10h da manhã, foi exibida uma versão reduzida do filme " A hora da liberdade" realizado por Joana Pontes para celebrar o 25º aniversário do 25 de abril de 1974. Esta sessão contou com  presença do professor Jorge Martins para dinamizar o debate sobre o tema. Alunos e professores acompanharam com interesse o visionamento do filme e a conversa que se seguiu sobre o significado da revolução dos cravos.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Concurso de Leitura Expressiva - 2014



No dia 2 de abril tivemos, na biblioteca, mais uma manhã preenchida de leituras em francês, inglês e português, envolvendo a participação de alunos do 3º ciclo e do secundário da ESBF.
Foram muitos os textos lidos, tratando-se maioritariamente de poesias, muito embora tivessem sido lidos também alguns excertos de obras escrita em prosa mas cujos diálogos possibilitaram um certo dinamismo, tornando a leitura mais interessante.

O júri era constituído por quatro elementos: três professores e um aluno (apenas para o 3º ciclo) do 11º ano que não quis mostrar a sua leitura mas aceitou de bom grado integrar o júri do Concurso. O grupo de professores contou com a presença já habitual da professora Rita Pinhão (francês) e ainda do professor Luís Ladeira e da professora Ana Bela Martins, com ligação mais direta à RBE e ao PNL, muito embora tenha sido professora na escola e a responsável pela criação da biblioteca da ESBF. Todos estes professores já se encontram aposentados das suas funções profissionais.
Toda a sessão decorreu com muita tranquilidade e grande empenhamento por parte dos concorrentes.