sábado, 27 de setembro de 2014

Leituras sugeridas

A escolha da professora Lurdes Cardoso inaugurou, este ano letivo,  a rubrica "Leituras sugeridas por..."

Obsessão

Dentro de mim canta, intenso, 
Um cantar que não é meu: 
Cantar que ficou suspenso, 
Cantar que já se perdeu. 

Onde teria eu ouvido 
Esta voz cantar assim? 
Já lhe perdi o sentido: 
Cantar que passa perdido, 
Que não é meu estando em mim. 


Depois, sonâmbulo, sonho: 
Um sonho lento, tristonho, 
De nuvens a esfiapar... 
E, novamente, no sonho 
Passa de novo o cantar... 


Sobre um lago, onde em sossego 
As águas olham o céu, 
Roça a asa de um morcego... 
E ao longe o cantar morreu.


Onde teria eu ouvido 
Esta voz cantar assim? 
Já lhe perdi o sentido... 
E este cenário partido 
Volta a voltar, repetido, 
E o cantar recanta em mim.


     Francisco José Lahmeyer Bugalho
(1905 // 1949 )


  

Sem comentários: