quinta-feira, 21 de novembro de 2013

A leitura bate à porta: homenagem a Manuel António Pina


Os alunos do 8º 1 e do 9º 1, com o apoio das respetivas professoras de Português, prepararam a leitura de alguns poemas e de uma crónica do autor homenageado e deslocaram-se às salas de aula dos colegas, acompanhados por professoras da BE, para apresentar as suas leituras, retomando assim uma atividade que já foi desenvolvida em anos anteriores.



PINA 70: a poesia no mundo - Leitura de 10 Poemas às 10.10h


No dia 18 de novembro, a BE aderiu à iniciativa do Museu da Imprensa contando com o apoio e participação de vários professores de Português, dois colegas já aposentados e alguns alunos que leram e escutaram as palavras de Manuel A. Pina, o homenageado no dia em que completaria 70 anos.



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Luís Sepúlveda - Autor de novembro 2013


Romancista, realizador, roteirista, jornalista e ativista político.  
Luís Sepúlveda nasceu em Ovalle, no Chile, em 1949. Reside atualmente em Espanha, após viver entre Hamburgo e Paris.
Em 1969, venceu o “Prémio Casa das Américas” pelo seu primeiro livro Crónicas de Pedro Nadie. Foi membro ativo da Unidade Popular Chilena, nos anos 60. Posteriormente, aderiu ao Partido Socialista Chileno e tornou-se membro da guarda pessoal do presidente Salvador Allende pelo que teve de abandonar o país, após o golpe militar de  Pinochet.
Viajou e trabalhou no Brasil, Uruguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da UNESCO. Sepúlveda era, na altura, amigo de Chico Mendes, herói da defesa da Amazónia. Dedicou a Chico Mendes O Velho que Lia Romances de Amor, o seu maior sucesso.
Perspicaz narrador de viagens e aventureiro nos confins do mundo, Sepúlveda concilia com sucesso o gosto pela descrição de lugares sugestivos e paisagens irreais com o desejo de contar histórias sobre o homem, através da sua experiência, dos seus sonhos, das suas esperanças.

Da sua vasta obra, toda ela traduzida em Portugal, destacam-se os romances O Velho que Lia Romances de Amor e História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar
Mas também conquistaram o público: Mundo do Fim do Mundo, Patagónia Express, Encontros de Amor num País em Guerra, Diário de um Killer Sentimental ou A Sombra do que Fomos, entre outros.

S. Martinho e os provérbios

Para assinalar o Dia de S. Martinho afixou-se um cartaz com referência ao fruto da época e aos provérbios populares.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Exposição e Concurso - "A Biblioteca Escolar, uma porta para a vida"





Os textos escritos por alguns alunos do 3º. ciclo estiveram em exposição com os marcadores ilustrados por outra turmas, tendo em conta o tema do Mês da Biblioteca Escolar, e, ao longo da semana, puderam ser apreciados e "votados" pelos utilizadores da BECRE.

E!


domingo, 3 de novembro de 2013

Palestra: "Uma experiência de voluntariado na Indonésia"







Francisco F. Apolónia é um jovem estudante do 2º ano de Economia do ISCTE e deixou-se fascinar pelo conhecimento de outras realidades e culturas de países bastante diferentes de Portugal, onde, segundo as suas palavras, aprendeu mais num mês e meio do que durante um semestre de aulas. Foi este entusiasmo pela deslocação da “zona de conforto”, entendida como um capital essencial a qualquer formação humana, que ele transmitiu ao público, constituído sobretudo por alunos (9º e 11º ano), que assistiu à sua palestra, no dia 30 de outubro, na biblioteca da ESBF.

Dia da Biblioteca Escolar 2013 - Bibliopaper na Biblioteca

 Os alunos da turma 2 do 8º ano desenvolveram algumas atividades com vista a um melhor conhecimento do catálogo e do blog de leitura da Biblioteca.Terminaram a sessão redigindo um texto subordinado ao tema "A biblioteca escolar, uma porta para a vida"