quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Vida saudável - Conversa à 4ª feira

A professora Julieta Lopes dinamizou a Conversa de 4ª feira, dia 20 de fevereiro de 2013, desenvolvendo o tema "Vida  saudável", perante uma  audiência interessada e participativa.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Luz, Mensageira do Universo (III)

O Luís Martinho  do 10º 6  participou na na sessão "Luz, mensageira do Universo" com dois textos: um em verso e outro em prosa, do qual retiramos alguns excertos.


Numa vasta extensão de matéria e de ocidão (oco)
Todos somos,
Cobertos por um cobertor de reluzentes diamantes
Todos agimos
No decorrer banal de uma vida
A razão e a lógica erguem-se,
Quando os resultados são dúbios,
As questões por responder perpetuam,
Mortais tentaram encontrar resposta,
Inevitavelmente falharam na sua busca
Outros, limitam-se a contemplar tamanha questão
(Des)providos de imediata sabedoria,
“O que é que habitará para além do luar?
O qual todos nós vislumbramos sem perdão?”
Aquele tom de luz é especial no meu entender
Porque ilumina o ordinário, que passará para extraordinário

Que realidade, a aventura compreendida neste papel
Marca o início de uma nova etapa,
A luz que brilha á milhões de anos é que torna possível
O renascer das formas de vida,
E a mensagem universal,
Apenas é sentida pela luz,
Que ilumina a esperança de um novo começo,
Que nunca incitará ao adeus.



Todas as noites religiosamente caminho por debaixo do luar, e afirmo que nada me completa mais do que contemplar o véu estrelado que catalisa a minha paz (…)
   Todas as noites, eu questiono, onde quer que eu esteja:
-“O que haverá para lá das nuvens, das estrelas e do céu? O que existirá além daqueles tons de roxo-escuro que marcam a chegada da noite?”
   Eu perco-me dentro da minha mente, num espaço igualmente estranho a imaginar os seres que poderão viver num espaço longínquo. (…) As mágoas dos meus decadentes sonhos nunca se curarão, eu estou em constante atualização e, honestamente, algo tem que viver noutro complexo planetário, nem que seja no interior das feridas escurecidas do universo.
   A melhor forma de encarar esta possibilidade é refletir sobre a origem de toda a matéria física. (…), o arcaico universo e toda a matéria por ele retida é um fator que ajuda a propiciar a origem de vida. O universo ostenta nele, planetas e astros. Esses astros iluminam as massas planetárias como a terra e ajudam a criar vida, revelando toda beleza que o nosso olhar poder captar. (…)
   Como consequência da vastidão do universo, para existir vida os astros têm de iluminar uma igual extensão de espaço. A luz prolifera-se de uma ponta até á outra do universo e desencadeia uma reação que irá originar a vida como a conhecemos.
   Tudo o que se inicia irá por sua vez fechar o ciclo e reiniciar outro evento, isso sei eu, mas a luz apenas é a “mensageira” do universo porque, sendo o universo um lugar de vida, a luz proporciona essa vida. As verdadeiras luzes iluminam as formas de vida mesmo depois da sua queda. Todos somos mortais, porém as nossas ações iluminarão muitos da nossa espécie com o decorrer dos anos, tal como as estrelas nada se ganha, nada se perde, tudo se transforma.          (Luís Martinho)

Luz, mensageira do Universo (II)


No dia 7 de fevereiro as turmas 2 e 6 do 10º ano que estão envolvidas no projeto: “E o céu aqui tão perto: diálogo entre Ciência e Literatura”, encontraram-se, no auditório da Escola, para uma sessão de leitura de textos e apresentação de experiências sobre o tema “Luz, mensageira do Universo”.
O Tiago Costa do 10º 6 partilhou um poema da sua autoria:

São rotas indefinidas

São raios de vida
Perdidos esquecidos
Na imensidão do nada
Viajando no Universo destemido
São eles os feixes de luz
Que para nós o Sol produz.

                                                                   

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Luz, mensageira do Universo



No dia 7 de fevereiro as turmas 2 e 6 do 10º ano que estão envolvidas no projeto: “E o céu aqui tão perto: diálogo entre Ciência e Literatura”, encontraram-se, no auditório da Escola, para uma sessão de leitura de textos e apresentação de experiências sobre o tema “Luz, mensageira do Universo”.
Os alunos do 10º6 deram voz às palavras de autores consagrados, como António Gedeão, Mia Couto, Clara da Costa. Fernando Pessoa, Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Sophia de Mello Breyner, Silvia Giovatto, Guida Linhares, Mª Teresa Neves e Herberto Hélder. Alguns, mais arrojados, partilharam os textos da sua autoria.



Nuno Camarneiro - autor de fevereiro



O jovem autor, de 35 anos, escreveu dois grandes romances e o último valeu-lhe um prémio , atribuído pela editora Leya. A sua estreia na escrita é recente, pois tem-se dedicado à investigação e à atividade docente na Universidade Portucalense do Porto. Com um currículo muito diversificado, trabalhou no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) em Genebra e concluiu o doutoramento em Ciência Aplicada ao Património Cultural em Florença.