quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ler e conversar com José Fanha na Biblioteca

"Bora emigrar para dentro em 2012. Para dentro do país, para dentro da poesia, para dentro da decência, muito para dentro desta querida Pátria que se chama Portugal.(…)
Bora trazer kilos de cultura para a rua e dar o braço uns aos outros, e dar uma ajuda a quem precisa e fazer ouvir a nossa voz de cristal.
Bora contar a história de um país feliz. Era uma vez, no País das Fadas, dos dragões, dos marinheiros, dos reis e das princesas... Deve haver algum país assim. (...)
Este foi o repto lançado pelo poeta, declamador e "fazedor" de artes cénicas, de nome José Fanha, que nos visitou, no dia 10 de Janeiro à tarde, para partilhar leituras e responder às perguntas preparadas pelo 8º 2. Os alunos desta turma, a que se juntaram alguns elementos do 11º4 e de uma turma PLNM, mostraram o seu interesse pela presença do escritor e "diseur", ouvindo atentamente as suas palavras e as leituras com que nos presenteou e correspondendo com textos poéticos da sua autoria, inspirados na obra de José Fanha (8º 2).
 
 
 
 No final da sessão houve tempo ainda para autografar os livros da sua autoria que podiam ser comprados na pequena Feira do Livro patente na BECRE, incluindo a obra Histórias com Direitos publicada pelo IAC, que integra um enternecedor poema do escritor que deu origem também a alguns desenhos feitos pelos alunos.
 

4 comentários:

Promotores de Leitura da BE/CRE da ESBF disse...

Gostei muito da visita do José Fanha à nossa escola.
Aluno do 8º2

Promotores de Leitura da BE/CRE da ESBF disse...

Esta atividade é muito interessante e devia ser repetida(...) despertou em mim alguma vontade de ler mais! Love it!
Aluna 8º2

Promotores de Leitura da BE/CRE da ESBF disse...

Foi muito divertido e interessante ter um escritor a ler para nós.
Aluna 8º. 2

Promotores de Leitura da BE/CRE da ESBF disse...

Gostei muito dos seus poemas e da sua presença.
Aluno 8º2