segunda-feira, 18 de julho de 2011

Autor de Julho - Jean de La Fontaine



(Château-Thierry, e de Julho de 1621 - Paris, 13 de Abril de 1695)


La Fontaine estudou teologia e direito, mas destacou-se na literatura com as obras: Contos, o romance Os Amores de Psique e Cupido e Fábulas Escolhidas. Conviveu com os escritores Molière e Racine.
La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna. À semelhança de Esopo, abordava, criticava e ensinava os homens através dos animais. A propósito da natureza da fábula, o autor francês disse: "É uma pintura em que podemos encontrar o nosso próprio retrato".

As fábulas, ouvidas e lidas enquanto crianças e posteriormente adultos, continuam a fazer parte do nosso imaginário literário. Recordemos aqui a fábula da cigarra e da formiga composta por La Fontaine e traduzida por Bocage, entre outros escritores, com destaque para A cigarra e a formiga.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A verdade das biografias



- Quais as verdades da escrita biográfica de Maria Teresa Horta sobre a Marquesa de Alorna, uma figura ímpar na história das "Luzes" em Potugal com quem a autora conviveu desde a sua meninice e que lhe foi sempre apontada como a avó inspiradora?

Esta obra tomou 13 anos à escritora, tornando-se uma companhia de quem foi muito difícil separar-se e cuja falta foi profundamente sentida, tal como aconteceu ao escritor Mário Cláudio quando, ao fim de 5 anos teve de "lançar" o seu biografado, Tiago Veiga, um poeta pouco conhecido que se desenvolve no início do século XX. A falta de elementos de referência, levou a anfitriã do programa, Câmara Clara, a insistir na sua tese de que se trata de uma completa e imaginativa criação de Mário Cláudio, à semelhança das suas obras anteriores.