segunda-feira, 2 de maio de 2011

O texto rasgado



O desafio colocado aos alunos da turma 1 do 9º. ano consistiu em completar um texto rasgado ao meio, conferindo-lhe um sentido lógico. Deixamos aqui um exemplo do trabalho realizado pelos alunos (o texto a bold foi "rasgado" para ser reescrito pelos alunos):

A Estrela (conto de Vergílio Ferreira) - original


"Um dia, à meia-noite, ele viu-a. Era a estrela mais gira do céu, muito viva e a essa hora passava mesmo por cima da torre. Como é que não a tinham roubado? Ele próprio, Pedro, que era miúdo, se a quisesse empalmar, era só deitar-lhe a mão. Na realidade, não sabia bem para quê.Era bonita, no céu preto, gostava de a ter. Talvez depois a pusesse no quarto, talvez a trouxesse ao peito. E daí, se calhar, talvez a viesse a dar à mãe para enfeitar o cabelo. (...)"


Texto reescrito


"Um dia, à meia-noite, ele viu-a. Era uma estrela brilhante que a essa hora passava mesmo por cima da torre. Até mesmo ele próprio, Pedro, que era miúdo, se a quisesse poderia roubar, mesmo que na realidade, não sabia bem para quê. Era bonita e cintilante e se depois a pusesse no quarto, talvez a trouxesse, mas para a dar à mãe para enfeitar o cabelo. (...)"

Ana Margarida, Miguel Araújo e Nuno Santos

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostamos imenso de participar na realização desta actividade, uma vez que já comparámos os textos e são diferentes,o que demonstra a nossa capacidade de criatividade e imaginação.
3 alunas do 9º1

Anónimo disse...

Tem palavrs muito complicadas, mas até que foi fácil e giro...
3 alunos do 9º1