quinta-feira, 19 de maio de 2011

Crescendo...(decrescendo) - Escrita criativa



O desafio lançado aos alunos da turma 2 do 9º. ano consistiu na elaboração de um texto, com sentido, iniciado por uma palavra com uma só letra, continuando com palavras de duas, três e mais letras, até terminar com uma palavra de quinze letras, em "crescendo". Tratou-se de um exercício que alguns alunos consideraram difícil, ainda que outros o tenham sentido como estimulante da sua capacidade inventiva e do seu domínio vocabular. Para os mais desenvencilhados, propusemos ainda o "decrescendo" que é o exercício inverso: começar o texto comuma palavra de quinze letras e terminá-lo com uma palavra de apenas uma letra.


Deixamos aqui alguns textos escritos por estes alunos:



E se uns eram assim,


outros, felizes, animados,


brincavam, sorridentes,


acompanhados, supreendendo,


imparavelmente, impacientemente...(Catarina S., Joana, Edson)



E tu, meu belo pudim,


como-te, delícia.


Devoro-te, desejando


loucamente apaixonar-me,


deliciando-me repetidamente,


apetitosamente, espontaneamente. (Ana Lúcia, Cátia Marisa)



A ti meu amor,


Quero contar, pedir-te desculpa,


Admitir-te sofrimento,


Necessidade incontrolada


Confessar-me-ei carinhosamente,


Apaixonadamente...(Ana Catarina R. , Inês T.)

Sem comentários: