terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar 2010 - A melhor capa

Uma capa é a montra de um livro. Ela pode ser decisiva sobre se o lemos ou não, por isso tem de ser muito apelativa.
Escolhe a mais interessante, entre as 16 capas que te mostramos, e responde enviando um comentário onde indiques as razões da tua escolha.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar 2010


No âmbito da celebração do(s) DIA(s) DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES, teve lugar na BECRE, na passada sexta-feira, 22 de Outubro, uma singular sessão de leitura, dinamizada por uma encarregada de educação da turma 4 do 8º. ano, a partir de um conhecido texto de Almeida Garrett: "A Bela Infanta"
Esta iniciativa contou também com a intervenção da turma de Artes do 12º. ano que, além de criar e montar o cenário envolvente, participou na leitura dramatizada, ao lado dos colegas do 8º. ano. O seu entusiástico empenhamento, orientado pela professora de Desenho, contribuiu decisivamente para o sucesso desta actividade - um exemplo do trabalho da BECRE com recurso a parcerias diversas, cujo interesse foi reconhecido pelos alunos:

«Sendo eu do 12º. ano, deu para comparar a "Bela Infanta" de Almeida Garrett à Maria Madalena de Frei Luís de Sousa, ambas amarguradas, espantadas ao verem o seu marido. As duas histórias acabam por ser parecidas ...».

domingo, 24 de outubro de 2010

A República e os Judeus

Em tempo de comemoração do centenário da República, têm-se multiplicado as publicações de obras enquadradas no tema, mas esta tem para nós um significado particular, porque se trata de um trabalho da autoria de um professor da ESBF, que se orgulha de o ser, quando invoca a sua ligação à escola, num momento em que as atenções estavam focalizadas noutras vertentes do seu trabalho, situadas para além da sua intervenção na ESBF, onde se destaca o papel que tem tido como divulgador do patrono, uma personalidade que não tem merecido grande atenção por parte dos estudiosos da Primeira República.
A sala do arquivo da Câmara Municipal de Lisboa foi o espaço que acolheu o lançamento de mais este livro do Professor Jorge Martins, prefaciado por Miguel Real, escritor de múltiplas obras de cariz filosófico - a sua área de especialização - e romances históricos - o seu domínio de eleição. A apresentação foi particularmente enriquecida com as leituras do actor Jorge Sequerra, que teve a capacidade de se metamorfosear em personagens diversas, envolvendo a assistência com a força da sua dramatização.Sobre a obra evidenciamos algumas palavras escritas pelo autor do prefácio, justificativas da sua afirmação, na abertura do livro, de que esta publicação "constitui um verdadeiro acontecimento editorial", pois desde 1895 que "não se editava no nosso país uma história geral da comunidade judaica" :
"... Jorge Martins opera, assim, uma leitura cultural ou culturalista do judaísmo em Portugal (...) evidenciando, deste modo, que a diabolização dos judeus no nosso país constituiu (constitui ainda?) um mal histórico e cicvilizacional que, cometido por interesses de Estado, expresso de variadas formas e sob máscaras culturais e políticas diferentes, gerou uma cultura de teor culpabilizante (...) trauma psico-social, de que, diria Eduardo Lourenço, ainda não nos libertámos, aliás, tão mais potente quanto aparentemente mais invisível. (...) . Considera Miguel Real que o trabalho de Jorge Martins tem contribuído notavelmente "... para um esforço de purificaçãocolectiva da nossa memória cultural (...)".

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Autor de Outubro - Miguel de Cervantes

Homenagear um dos clássicos da literatura mundial, foi esta a razão que nos moveu a escolher Miguel de Cervantes para ser co-autor deste mês de Outubro, pese embora as dúvidas que persistem acerca da data do seu nascimento. Recordar a obra-prima "D. Quixote de la Mancha" é enaltecer o carácter simbólico e o poder inebriente da literatura consubstanciados na figura do fantasioso herói , sistematicamente confrontado com a dura realidade, que lhe vai sendo apontada pelo seu criado e companheiro de aventuras, Sancho Pança.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Autora de Outubro - Carolina Beatriz Ângelo

Apesar de ter vivenciado durante muito pouco tempo a experiência de viver em República, na medida em que a sua vida terminou abruptamente, aos 33 anos de idade, Carolina Beatriz Ângelo deixou a sua marca indelével no painel republicano, por ter sido a 1ª mulher a exercer o direito de voto, invocando a sua qualidade de chefe de família, uma mulher viúva e mãe, uma médica que constituiu um exemplo de inconformismo na luta pelos ideais republicanos e na dignificação da figura feminina.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Braamcamp Freire e a República

Na ESBF, a celebração do centenário da República acarreta necessariamente a projecção da figura do seu patrono - Anselmo Braamcamo Freire - tantas vezes omitido quando se mencionam as personagens e os locais de destaque no dia 5 de Outubro de 1910. No entanto, ele acompanhou de perto a evolução dos acontecimentos, assinando em primeira mão o documento que oficializou a mudança de regime em Portugal, naquele que foi o palco principal da proclamação da República: a Câmara Municipal de Lisboa.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Joanne Harris: a escrita dos sentidos

O lançamento de um novo romance trouxe a autora de Chocolate a Portugal . Vimo-la e ouvimo-la no programa Bairro Alto, onde respondeu de forma muito clara e convicta a todas as perguntas que lhe foram dirigidas:
- A teoria das cores foi dissecada e lançou-se um olhar pela construção das tramas e das personagens, tentando vislumbrar o universo da escrita de uma autora anglo-francesa que se projecta nos horizontes culturais próprios de cada uma dessas culturas.
Na sua Bibliografia contam-se já vários títulos que são casos de sucesso na produção literária, tendo como denominador comum o prazenteiro universo da culinária e de outras artes afins:
Quartos de Laranja
Na Corda Bamba
A Cozinha Francesa de Joanne Harris
Danças & Contradanças
Do Mercado para a sua Mesa
A Praia Roubada
O Rapaz de Olhos Azuis
Sapatos de Rebuçado
Valete de Copas e Dama de Espadas
Vinho Mágico
Xeque ao Rei

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Europeu das Línguas


No dia 26 de Setembro assinalou-se mais uma vez o Dia Europeu das Línguas. Nesta data pretende-se chamar a atenção para a riqueza linguística da Europa: uma pluralidade de idiomas, representativos da diversidade de países e nações que constituem a Europa, onde se inclui também uma língua univesal - o esperanto
.
Na ESBF, os professores do departamento de Línguas e Literaturas participaram na mostra de trabalhos em francês, inglês e ... português que ocuparam as paredes dos pavilhões, principalmente do 1º. piso do bloco A.