sábado, 15 de maio de 2010

La Libération - Um marco do fim da 2ª Guerra Mundial

O Dia 8 de Maio assinala o fim da Segunda Guerra Mundial (1945) e do jugo das potências do Eixo, nomeadamente a Alemanha, sobre os países aliados que representaram, neste contexto de política internacional, a defesa dos valores humanistas da liberdade, igualdade de direitos entre as nações e respeito pelas diferenças culturais e religiosas. Trata-se de uma comemoração que carrega o peso da memória das perdas e humilhações sofridas por ambas as partes e, passados 55 anos, foi possível reunir os representantes das potências europeias oponentes numa mesma comemoração, um gesto simbólico do reconhecimento da vontade unívoca de Paz e Harmonia, num tempo em que a Europa precisa manter-se unida em torno de um ideal comum, o da "União Europeia" assinalado, curiosamente, no dia seguinte, 9 de Maio.
A BECRE acolheu uma iniciativa da professora de Francês, Clara Botelho, que apresentou um conjunto de diapositivos onde, a par da informação científica sobre esta data que é festejada em França, expôs o seu conhecimento da experiência vivida num colégio francês onde estudou, crescendo com o sentido de preservação e culto de uma memória muito particular de alguns actores destes acontecimentos.
O interesse dos alunos convidados a assistir a esta apresentação ficou expresso na avaliação de "Muito Bom" que fizeram da sessão e é sublinhado nos comentários apresentados.













4 comentários:

Anónimo disse...

Adorei a apresentação (...)foi muito esclarecedor.Foi bom ter ficado com mais conhecimento sobre este assunto. Au revoir! Merci!

Aluno/a 9º4

Anónimo disse...

Achei a apresentação muito instrutiva.Foi mesmo muito boa foi transmitido a verdadeira coragem dos resistentes espalhando a honra, dignidade e amor pela Nação, "a sua mãe".(...)Foi simplesmente sublime e espectacular.

Aluno/a 9º.4

Anónimo disse...

(...) Para mim, foi uma das melhores apresentações a que assisti.

Aluno/a 9º 4

Anónimo disse...

Gostei muito da apresentação e da forma como se expôs a informação.

Aluno/a 9º 4