segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jornalista/Escritor ... Escritor/Jornalista

José Rodrigues dos Santos: o vencedor do Prémio Clube Literário do Porto em 2009
José Rodrigues dos Santos foi o convidado do programa Câmara Clara, no dia 17 de Janeiro de 2010. Ao longo da entrevista, em que Paula Moura Pinheiro percorreu a carreira literária do entrevistado, focalizando a atenção na sua última obra, Fúria Divina, ficou claro o empreendimento do jornalista/escritor(ou escritor/jornalista) na produção e comercialização da leitura.
Questionado sobre as razões do seu sucesso, o autor hesitou em concordar que a popularidade alcançada na televisão possa ser um factor de maior peso do que o seu estilo ou o conteúdo da sua escrita.
Nesta entrevista foram abordados aspectos da actividade literária que, só por si, justificariam vários debates, para além do que mereceria o tema do seu mais recente romance, a propósito do qual José Rodrigues dos Santos, afirmou o seguinte:
“Descobri que o Islão também é o que nos dizem, mas existe uma outra faceta que nunca nos é mostrada a nós, ocidentais. E é essa faceta desconhecida que Fúria Divina traz a público", um romance onde a realidade e a ficção se misturam para, através de uma história de amor, de espionagem e de aventura, expor uma questão bem real do nosso tempo - a do radicalismo islâmico.

Sem comentários: