terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O Leitor Mais

Destacamos alguns excertos das obras lidas e comentadas pela aluna Hava Mohamed Yassin, do 10 5ª.
Sabemos que há muitos mais alunos que registam em fichas de leitura as suas opiniões sobre os livros lidos e gostaríamos de poder publicar também esses contributos e ler alguns comentários dos colegas, amigos e professores.
Novos contos da montanha, Miguel Torga

Uma passagem da obra que considerei mais representativa foi quando Julião, um habitante da montanha foi atrevido e transformou-se num leproso. Considerei muito interessante, porque nesta passagem demonstram-se algumas das graves consequências que os nossos actos podem assumir e também que na maior parte das vezes na altura da aflição, os verdadeiros amigos, ou melhor, os supostos amigos viram-nos costas.
Na minha opinião, este livro trata sobre assuntos primordiais, fala dos modos de vida das pessoas da montanha: as suas tradições. (...) Desavenças, mortes, tristezas são várias consequências da crueldade do povo da montanha. Há que ter em conta que na montanha por vezes também havia muitairmandade, ou seja, em certos aspectos as pessoas eram muito solidárias.
Quem me dera ser onda, Manuel Rui

Penso que o autor cria uma maneira muito engraçada de transmitir uma lição, e esta, acho que se baseia em que os animais merecem viver e desfrutar de uma boa vida, tal como as ondas, as ondas vão e vêm, ninguém as apanha.