quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Surrealismo revisitado

O surrealismo vem de um tempo em que os movimentos artísticos de vanguarda nasciam de manifestos - declarações públicas, onde se enunciavam os seus princípios e objectivos essenciais.
No programa "Câmara Clara", RUI-MÁRIO GONÇALVES E AIRES ALMEIDA debatem o sentido deste movimento, com manifestações muito diversas que se estenderam às várias artes, desde a pintura à literatura.

"Se no seu projecto de rebentar com todas as convenções o Movimento Surrealista chegou a defender fazer arder os museus, o tempo acabou por colocar as obras maiores do surrealismo nas paredes dos museus: reféns de uma consagração que o Manifesto de Breton (1924) e os seus directos seguidores execrariam. Neste sentido, Dalí, o maldito, o proscrito do Movimento Surrealista, triunfou: foi, afinal, o seu desejo de integrar o elenco dos "clássicos" que acabou por vingar. Eis o ponto de vista de Aires Almeida, o investigador em Filosofia da Arte, que debate com Rui-Mário Gonçalves, o crítico e autor em arte portuguesa contemporânea, sobre o que foi o Movimento Surrealista, lá fora e cá dentro, e sobre por que razão o interesse por este movimento está outra vez ao rubro: de Norte a Sul do país, uma dezena de exposições e acontecimentos repescam os grandes do Surrealismo português: Cesariny, Cruzeiro Seixas, Mário Henrique Leiria, Fernando Lemos, Alexandre O'Neill, etc, etc. Será que é porque temos falta de "aprender a tabuada", como nos diz Rui-Mário Gonçalves? "

Sem comentários: