segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Concurso Nacional de Leitura

Nesta 3ª. edição do Concurso Nacional de Leitura tivemos uma brilhante participação de alguns alunos, destacando-se um grupo do 7º. 2, que fez prova do seu conhecimento da obra escolhida: Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos.
Outros livros cuja leitura foi igualmente avaliada neste Concurso foram: Quem me dera ser onda de Manuel Rui, Os Anos Amargos de Adrian Mole de Sue Towsend e A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho de Mário de Carvalho.

Representações do Natal

Respondendo à solicitação da professora Carla Teixeira, alguns alunos das turmas 1 e 2 do 7º. ano redigiram textos sobre o Natal, que foram depois reunidos em coloridas composições e expostos na BECRE, ao lado do trabalho do aluno Victor Vilovskiy, do 12º. ano, que descreveu algumas tradições próprias do seu país, a Rússia.

10 de Dezembro - Dia Mundial dos Direitos Humanos





Há 60 anos a Declaração Universal dos Direitos do Homem reconheceu a existência de «...direitos iguais e inalienáveis...fundamento da liberdde, da justiça e da paz no mundo...»

O que falta cumprir?

A esta e outras interrogações procurou dar resposta a comunicação do Dr. Daniel Oliveira da Amnistia Internacional, convidando depois alunos e professores a visitarem a exposição sobre a não proliferação de armas no mundo, patente no átrio da biblioteca.
Os alunos do 9º.4 e do10º. 4 escutaram atentamente o orador, questionando-o sobre algumas afirmações e revelando dessa forma um significativo interesse pela temática abordada na conferência.
Esta iniciativa foi dinamizada pela professora Natividade Monteiro (História) em parceria com o Centro de Recursos.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Barroco e Romantismo na Arte e na Literatura








No dia 16 de Dezembro, já com cheirinho a férias de Natal, visivelmente cansados pelo esforço dos últimos dias, sempre os mais carregados de testes e trabalhos, mas com um empenho e interesse que não queremos deixar de louvar, dois grupos de alunos do 11º. ano mostraram o produto dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Português, sob a orientação das professoras Amália Faria e Lurdes Cardoso.
Esta foi a primeira sessão de leitura e debate de obras, autores e temáticas, trabalhados na disciplina de Português, no presente ano lectivo, à semelhança do que foi realizado com turmas de 10º. ano, no ano transacto.
Apreciámos em particular a intervenção mais segura e adequada de alguns alunos, neste contexto de apresentação oral e debate de ideias.

Feira do Livro


Decorreu entre os dias 9 e 16 de Dezembro a já tradicional Feira do Livro, que temos tentado enquadrar dentro do espírito natalício: festejar a quadra e testemunhar o apreço por amigos e familiares oferecendo livros.
No entanto, este ano a procura ressentiu-se da crise e as vendas não justificariam o esforço, não fora a outra vertente da Feira, que decorre da presença física dos livros, convidando ao olhar, ao toque e até mesmo à leitura (gratuita), individual ou partilhada, de excertos e de imagens.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Projecto de leitura e expressão escrita e visual:Meu Pé de Laranja Lima

O projecto nasceu da ideia apresentada pelas professoras de Educação Visual e Oficina de Artes das turmas 2 e 4 do 7º. Ano, Elisabete Mileu e Paula Bandeiras, que consistia em levar os alunos a criar obras de expressão visual/plástica, a partir do livro de José Mauro de Vasconcelos: Meu Pé de Laranja Lima , também adaptado ao teatro .
Tornou-se imprescindível a leitura e discussão da obra com o envolvimento da disciplina de Língua Portuguesa, leccionada pela professora Carla Teixeira.
Por seu turno, a coordenação da BE, em conjunto com a professora colaboradora e coordenadora de Português, Lurdes Cardoso, viu neste projecto uma boa oportunidade para aprofundar o trabalho de promoção da leitura que tem vindo a desenvolver de forma articulada com os professores e departamentos e pôr em curso um plano de avaliação da BE, no domínio da “Leitura e Literacia”.
Os propósitos essenciais deste projecto assentam no desenvolvimento de competências de leitura e expressão artística e na avalição do seu impacto no sucesso educativo dos alunos.
A 1ª. fase culminou com a apresentação / debate da obra levada a cabo pelas turmas envolvidas, no espaço da BECRE onde, além de lerem e comentarem algumas passagens do livro, os alunos preencheram um texto lacunar e compuseram uma árvore com palavras sugeridas pelo conteúdo da obra.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O autor de Dezembro

Manuel de Oliveira conquistou um lugar para a sua obra cinematográfica, entre a admiração de alguns, a crítica de outros e também o desconhecimento de muitos.
Com uma energia surpreendente, o realizador centenário continua a fazer planos de trabalho, sem abrandar o ritmo de produção, transportando para a tela temas e autores da Literatura Portuguesa.