terça-feira, 14 de outubro de 2008

Autores de Outubro

Nas artes plásticas, destacamos Júlio de Resende.
Frequentou a Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Iniciou a sua actividade artística como ilustrador em semanários infantis e na imprensa diária.
Na década de 1940, as passagens por Madrid, onde tem contacto com as obras de Goya, e por Paris irão influenciar a sua obra de estilo expressionista. Marcado também pelo cubismo de Picasso, os seus quadros apresentam uma pintura dinâmica, geométrica, que caminha progressivamente para a abstração.
Destaca-se o caráter social de muitos dos seus quadros, nos quais situações do quotidiano popular são retratadas de forma geométrica com uma estrutura pictórica triangular, por vezes, quase abstracta, como se pode observar nas pinturas do Alentejo realizadas entre 1950 e 1951.
A mudança do Alentejo para o Porto irá produzir telas com estruturas geométricas rectangulares e pincelada mais solta e leve, mas em que a temática do trabalho e a vertente social continuam.
Uma viagem ao Brasil, em 1971, introduz uma nova mudança no estilo do pintor: a diagonal passa a dominar a estrutura do quadro.
Com uma carreira diversificada - pintura a fresco, vitral, painéis cerâmicos, ilustração de obras literárias e cenários teatrais -, Júlio Resende, professor na Escola de Belas-Artes do Porto, já fez mais de 50 exposições individuais e numerosas colectivas, está representado em vários museus e em muitas colecções particulares na Europa, África e América do Norte e Sul.

Sem comentários: